Notícias

segundo turno

Povo de João Pessoa consagra Cícero

publicado: 28/10/2024 11h06, última modificação: 28/10/2024 11h06
Emocionado, prefeito também disse que assume o novo mandato como “missão de vida” e que será escravo do eleitor
ciço.jpg

Cícero Lucena comemorou a vitória no segundo turno das eleições com uma carreata | Foto: João Pedrosa

por Filipe Cabral e Bárbara Wanderley*

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), foi reeleito para mais um mandato à frente do Executivo da capital paraibana. Com 100% das urnas apuradas no segundo turno, o representante da coligação João Pessoa no Caminho Certo obteve 258.727 votos (63,91% dos votos válidos) contra 146.219 (36,09%) do ex-ministro da Saúde, Marcelo Queiroga (PL). A disputa, contudo, já havia sido definida com 84,86% da totalização dos votos, devido à margem de diferença aberta pelo atual prefeito. Ao fim da apuração, a vantagem de Cícero em relação a Queiroga foi, inclusive, a maior registrada entre as capitais em que houve disputa no segundo turno, com diferença de 27,82 pontos percentuais entre os dois candidatos.

Ao todo, foram registrados, no segundo turno das eleições em João Pessoa, 404.856 votos válidos (92,66% do total), 11.592 (2,65%) votos brancos e 20.482 (4,69%) nulos. De acordo com a Justiça Eleitoral, 129.360 eleitores não compareceram às urnas no segundo turno, o que corresponde a uma taxa de abstenção de 22,84% — no primeiro turno, a taxa foi de 19,28%.

Com a reeleição, Cícero assumirá a Prefeitura de João Pessoa pela quarta vez, tornando-se o político com o maior número de mandatos na capital — de 1997 a 2000, de 2001 a 2005, de 2021 a 2024 e, agora, de 2025 a 2028.

Em discurso a apoiadores, militantes e imprensa, Cícero classificou a reeleição como “a vitória do trabalho, da sensibilidade, da eficiência e da mobilização”.

“Esse resultado é a construção das mãos dadas, da parceria, da verdade, do povo de João Pessoa que confiou em nós e no modelo de gestão humanizado e com vontade de fazer o bem. Amanhã, nós vamos tomar posse para cuidar dessa cidade e para acelerar as nossas ações. [...]. Não nos aquietaremos e não ficaremos em paz enquanto essa cidade não for uma cidade mais justa, mais humana, mais solidária e mais inclusiva”, declarou.

Emocionado, Cícero também disse que assume o novo mandato como “missão de vida” e que os eleitores o terão pelos próximos quatro anos “como escravo para fazer o bem à cidade”.

“Deus já me deu muito mais do que eu mereço, mas este mandato será um mandato da justiça para atender aqueles que são injustiçados. Nós fomos injustiçados, mas nós olhamos para frente, nós queremos fazer o bem a essa cidade e ao povo que precisa do nosso trabalho, da nossa dedicação e da nossa ação”, arrematou o prefeito referindo-se às acusações de assédio eleitoral feitas pela oposição durante a campanha.

Para o vice-prefeito reeleito, Léo Bezerra (PSB), a chapa vencedora “deu uma aula de propostas e de como se montar parcerias”. “Não existiu arrumadinho político para ganhar a eleição, porque nós temos um projeto para essa cidade”, ressaltou.

Em agradecimento aos eleitores, Bezerra prometeu se empenhar ainda mais no trabalho pelos próximos quatro anos. “Eu mostrei à população de João Pessoa que um vice não é coadjuvante. Pelo contrário, pela abertura que eu tenho com o prefeito Cícero e com o governador João Azevêdo, eu vou trabalhar muito mais e vou mostrar como se faz”, prometeu.

Presente à comemoração, o governador João Azevêdo também fez questão de agradecer aos eleitores pelo resultado na capital. Segundo ele, mas do que a chapa de Cícero e Léo, foi a população de João Pessoa quem venceu as eleições.

“Cada um de vocês, ao andar por essa cidade e ver cada obra, cada ação, cada política pública que é implementada, vocês podem dizer e bater no peito: ´Isso só está acontecendo porque eu decidi´. E como é que vocês decidiram? Através da coisa mais importante que nós temos na democracia que é o voto.  João Pessoa mandou um recado com quase 260 mil votos, dizendo ao povo da Paraíba e do Brasil: ´Nós sabemos o que queremos!´. É isso que nós fizemos hoje. Nós fizemos história. Nós estamos aqui nesse momento celebrando o momento histórico dessa cidade”, pontuou o governador.

Também estiveram presentes à festa da vitória os deputados federais Hugo Motta (Republicanos) e Aguinaldo Ribeiro (PP), além de deputados estaduais, vereadores, secretários de Estado e da Prefeitura.

Ao votar, prefeito se disse satisfeito com a campanha eleitoral

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena, votou pela manhã no Colégio Meta, no bairro do Bessa. Ele chegou por volta das 10h40, acompanhado pelo governador João Azevêdo, os deputados federais Aguinaldo Ribeiro e Hugo Motta, o vereador Marcus Vinícius, entre outros apoiadores.

À imprensa, ele se mostrou satisfeito com a campanha realizada. “Eu fico muito feliz pela campanha propositora que fizemos pela cidade de João Pessoa, mostrando o que estávamos fazendo. Esse momento que a cidade está vivendo, uma cidade que é reconhecida em nível nacional como uma cidade de melhor qualidade de vida. Mostramos as obras que já fizemos, a importância da parceria com o Governo do Estado, a parceria com o Governo Federal, com o objetivo de dotar essa cidade, que é a que mais cresce no Nordeste proporcionalmente, de uma infraestrutura e de uma qualidade de vida que possa, não só ser boa hoje, mas principalmente prepará-la para a porta que está bem perto, que é de um milhão de habitantes. Então, fizemos isso com muita seriedade, com muita honestidade, nas propostas, no debate para os eleitores”, afirmou.

Ele disse ainda que esperava poder dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos. “Peço a Deus, se ele puder me permitir mais quatro anos, para que a gente possa avançar nos projetos, naquilo que a gente vem fazendo, nos novos que estamos discutindo, no caso com o Governo do Estado, com o governador João, para cada vez mais melhorar a infraestrutura de mobilidade, a questão da saúde, da educação, bem como do desenvolvimento econômico”.

Cícero Lucena destacou ainda o bom momento que a cidade e o estado atravessam. “O estado da Paraíba hoje é o estado que mais cresce no Brasil, é o dobro da média do Nordeste, é o menor índice de desemprego na nossa cidade, da história dela. Então, nós estamos vivendo esse momento que será importante essa eleição para que a gente possa continuar. Continuar com equilíbrio, com responsabilidade e com segurança, porque é isso que João Pessoa precisa, avançar. Avançar para que cada vez mais seja uma cidade mais justa, mais humana, mais solidária e principalmente mais inclusiva”.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 28 de outubro de 2024.