Notícias

hotel bruxaxá

Prédio passa a abrigar escola técnica

publicado: 06/10/2025 08h14, última modificação: 06/10/2025 08h14
Em Areia, empreendimento é reformado, ampliado e reabre as portas para oferecer formação em Hotelaria e Turismo
4452ccfe-b01f-4910-8f6b-a4d18aaf7227.jpeg

Foram investidos R$ 13,1 milhões para viabilizar o projeto, que abrange uma área total de 5,5 mil m2 | Fotos: Karlos Antônio /Secom-PB

Depois de mais de 15 anos fechado, o antigo Hotel Bruxaxá, no município de Areia, na região do Brejo paraibano, está prestes a reabrir suas portas. Na próxima segunda-feira (6), após realizar obras de reforma e de ampliação do espaço, o Governo do Estado vai inaugurar, no local, uma escola de formação técnica em Hotelaria e Turismo. Trata-se da Escola Cidadã Integral Técnica (Ecit) Monsenhor Ruy Barreira Vieira — Hotel Escola Bruxaxá.

O empreendimento passará a ser administrado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), como parte de uma parceria com o Governo da Paraíba. 

Gestão caberá ao Sesc e ao Senac, como parte de uma parceria com o Governo do Estado

O objetivo da iniciativa é tornar-se referência no setor, permitindo que seus alunos conheçam todos os processos inerentes ao segmento e capacitem-se para trabalhar em qualquer hotel do Brasil.

Dependências

De acordo com o Governo Estadual, os visitantes do Hotel Escola Bruxaxá poderão conferir uma estrutura que inclui recepção, auditório, restaurante, piscina aquecida, suítes com varandas, deck de madeira e ambientes de convivência, além de uma infraestrutura de apoio com lavanderia, depósito, cozinha industrial e áreas administrativas, entre outras.

As novas dependências da Escola Estadual Monsenhor Ruy Barreira Vieira, instaladas no mesmo complexo, oferecerá, além do Ensino Regular já disponível anteriormente, o Ensino Técnico e Profissional, dispondo de salas de aula climatizadas; laboratórios vinculados aos setores de gastronomia, informática e hospedagem; biblioteca; restaurante com capacidade para 90 pessoas; casa de gás; recepção de alimentos, para conferência e higienização; e espaços planejados para acessibilidade, conforto e experiência da rotina vivenciada em estabelecimentos hoteleiros.

Recursos

Com uma área total de 5,5 mil m2 — 3,85 mil m2 correspondentes à reforma e 1,65 mil m2 à ampliação —, a obra  recebeu um investimento de R$ 13,1 milhões, contemplando térreo, pavimento superior e subsolo.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 04 de Outubro de 2025.