As obras da terceira etapa do Canal de Bodocongó, em Campina Grande, já estão em andamento. O projeto, que busca garantir melhorias à infraestrutura urbana e ao sistema de drenagem da Zona Oeste da Rainha da Borborema, tem sido realizado pela prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Obras (Secob).
Com a ordem de serviço já emitida, os trabalhos da nova etapa concentram--se, inicialmente, na limpeza do canal. De acordo com a gestão municipal, o trecho em questão se estende das imediações da Rua Iara Amaral, ponto final da segunda fase do projeto, até o encontro da estrutura com a Avenida Francisco Lopes de Almeida, na ponte do Cruzeiro. Esse processo de limpeza e de início das escavações do canal, considerado essencial para o avanço das obras, tem previsão de aproximadamente 30 dias, conforme as estimativas da prefeitura.
A terceira etapa do Canal de Bodocongó terá uma extensão de 320 m, e as autoridades responsáveis esperam que o empreendimento minimize os impactos causados por alagamentos e chuvas intensas na região.
Segunda etapa
Enquanto isso, as obras da segunda etapa do projeto, que também prosseguem, estão próximas da conclusão. Segundo informado pela Prefeitura de Campina Grande, estão sendo realizadas intervenções de pavimentação nas laterais do canal, como a terraplenagem em ambos os lados. Restam apenas os serviços de aplicação da sub-base e da base dos pavimentos, que garantirão suporte ao revestimento asfáltico que será aplicado nas ruas das laterais do escoadouro. Essa obra de pavimentação abrange uma extensão de 200 m e, de acordo com a previsão da gestão municipal, deverá ser concluída ainda no primeiro trimestre deste ano.
Orçamentos
Totalizando, aproximadamente, 6 km de extensão, o Canal de Bodocongó é avaliado pela Prefeitura de Campina Grande como uma obra essencial para a infraestrutura da cidade. Atendendo os bairros de Bodocongó, Malvinas, Conjunto dos Professores, Ramadinha, Dinamérica e Santa Rosa, entre outros, o empreendimento deverá beneficiar 120 mil moradores da região.
Com um valor investido de R$ 12 milhões, a segunda fase do projeto foi iniciada em 2023 e viabilizada por meio de recursos da Caixa Econômica Federal, de emendas parlamentares, repasses da União e recursos próprios da gestão municipal.
Já a terceira etapa foi orçada em R$ 25 milhões e financiada pelo Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata). Além da continuidade do novo canal em desenvolvimento, essa fase — que tem um prazo de conclusão de 18 meses — incluirá a construção da ponte do Cruzeiro.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 16 de janeiro de 2025.