saúde mental

Prefeitura de JP oferece serviço 24 horas

publicado: 29/08/2024 08h55, última modificação: 29/08/2024 08h55
Caio Tomé-Secom-JP.jpeg

Pasm recebe casos de urgência e também atende pacientes que buscam a unidade espontaneamente | Foto: Caio Tomé/Secom-JP

Atender a casos de urgência e emergência em psiquiatria é a função do Pronto Atendimento em Saúde Mental (Pasm), serviço mantido pela Prefeitura de João Pessoa e administrado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que funciona 24 horas. Entre os eventos mais comuns, estão os surtos psicóticos e os distúrbios psiquiátricos em fase aguda, a ideação suicida e a descompensação dos tratamentos psiquiátricos, com aparecimento de sintomas patológicos agudos.

“No Pasm, tentamos proporcionar um ambiente humanizado e acolhedor para os pacientes que apresentam doença mental, principalmente no sentido de vencer o estigma e o preconceito”, disse a coordenadora do serviço, Alexina Bezerra. Segundo ela, o local recebe pacientes levados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-JP), o Corpo de Bombeiros e a polícia, mas também atende, de forma espontânea, pessoas a partir dos 18 anos, tanto de João Pessoa como de municípios vizinhos, como Cabedelo, Bayeux e Santa Rita.

Neste ano, de janeiro a julho, já foram realizados 3.760 atendimentos. O número é 30% superior ao mesmo período do ano passado. Ao todo, em 2023, foram realizados 5.188 atendimentos. “Se o usuário apresentar qualquer alteração de comportamento que comprometa a sua segurança e a de terceiros, deve ser encaminhado ao Pasm, para ser atendido pelo psiquiatra de plantão, que coordena e direciona o tratamento. A maioria dos pacientes é de urgência”, relatou Alexina. Ela disse ainda que, depois de nova avaliação, esses pacientes são encaminhados para tratamento na rede de saúde mental, que inclui as policlínicas e os Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

Nos casos em que for necessário estabilizar o quadro, o paciente poderá ficar no pronto atendimento por um período de até 72 horas, nos leitos de observação da unidade. Depois desse período, se o paciente precisar de tratamento de longa permanência, será encaminhado, via regulação, ao Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira, administrado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Estrutura

O Pasm conta com uma equipe multiprofissional composta por 12 psiquiatras, nove assistentes sociais, 10 psicólogos, sete enfermeiros e 16 técnicos de enfermagem. Reformado recentemente, a unidade possui 12 leitos, sendo seis na enfermaria feminina e seis na masculina; sala de triagem para acolhimento do paciente e da família; consultórios psiquiátricos; sala de psicologia; sala de serviço social; posto de enfermagem e dois repousos para os profissionais; espaço de convivência e lazer; refeitório dos pacientes; e espaço para atendimento às famílias.

A unidade está localizada na Rua Agente Fiscal José Costa Duarte, s/n, Mangabeira, anexo ao Complexo Hospitalar de Mangabeira (CHM). O telefone para contato é (83) 98768-0121, atendendo tanto por ligação convencional quanto por mensagens via aplicativo WhatsApp.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 29 de agosto de 2024.