NA CAPITAL

2024.052222.jpg
2024.053333.jpg

por Daniel Abath*

As galerias pluviais, usadas para ajudar o escoamento das águas das chuvas, deveriam funcionar como uma solução para a infraestrutura das cidades no inverno. No entanto, é delas de onde parte um dos principais problemas em João Pessoa quando o assunto é chuva, já que o entupimento das galerias provoca os alagamentos em diversas ruas e calçadas. A causa do entupimento? Sim, ainda é o lixo. Segundo a Secretaria de Infraestrutura da capital (Seinfra), 39 toneladas de lixo foram recolhidas das galerias pluviais somente no primeiro trimestre de 2024.

Os serviços de manutenção na rede são realizados diariamente pela instituição. O chefe de Drenagem da Diretoria de Manutenção e Conservação (DMC), Acacyo Daniel, afirma que os materiais encontrados durante esses serviços são os mais diversos, incluindo plásticos, latas e madeiras. “Às vezes a população, até mesmo sem querer, coloca o lixo na calçada e uma chuva forte acaba levando esses dejetos para as galerias. A forma correta é colocar os dejetos numa lixeira elevada ou em um balde de lixo, além de fazer o descarte no dia da coleta”, destacou Acacyo.

O Cristo Redentor é um dos bairros de João Pessoa que tem sofrido com esse problema. Érica Cristina, dona de um restaurante localizado no Cristo, relatou que nas últimas chuvas os bueiros encheram muito, causando uma série de transtornos para a via local e para o seu estabelecimento. “No ano passado não tinha acontecido isso, mas esse ano aconteceu. Tem muito lixo na rua e a gente mesmo varre, devido à quantidade de material  que se acumula nos dois bueiros da avenida. Infelizmente, as pessoas continuam jogando lixo nas ruas”, declarou Erica.

O guarda municipal Fábio Silva de Lira, morador do mesmo bairro, confirmou as queixas de Érica.  “Ali na esquina [próximo ao restaurante], quando chove, sempre acumula. O pessoal joga o lixo na rua e o esgoto de vez em quando estoura. Passam uns cinco dias para vir alguém consertar. O povo precisa se conscientizar”.

No trimestre, foram 878 ações de limpeza

Tem muito lixo na rua e a gente mesmo varre, devido à quantidade de material  que se acumula nos dois bueiros da avenida. Infelizmente, as pessoas continuam jogando lixo nas ruas   --   Érica Cristina

Nos meses de janeiro, fevereiro e março, as equipes de manutenção e conservação das galerias de águas pluviais realizaram 878 limpezas de bocas de lobo e caixas coletoras; 51 recuperações e construções de bocas de lobo e caixas coletoras; 152 tampas de boca de lobo confeccionadas em concreto; 43 grelhas colocadas por toda a cidade; 19 tampões de poços de visita instalados; 27 recuperações de afundamento da rede de drenagem de águas pluviais.

Os serviços de desobstrução de galerias podem ser solicitados pelo cidadão por meio do aplicativo João Pessoa na Palma da Mão – ferramenta disponível para dispositivos móveis e que possibilita ao usuário acessar todos os serviços da Prefeitura de João Pessoa.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do 14 de maio de 2024.