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Iniciativa oferece assistência em temas como relação de consumo, abertura de processos, reclamações e denúncias

Procon presta serviços itinerantes

publicado: 24/08/2022 00h00, última modificação: 24/08/2022 12h05
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Elizabeth Andrade não precisou ir até a sede do órgão, no Centro; percorreu apenas poucas quadras de casa até a unidade móvel do Procon, que às terças-feiras atende ao lado do Mercado Público de Mangabeira - Foto: Foto: Evandro Pereira

tags: PROCON-PB , Caravana do Cuidar , legislação

por Alexsandra Tavares*

 

Por volta das 9h de ontem, a dona de casa Elizabeth Andrade estava aguardando para ser atendida pela equipe da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) por causa de um empréstimo consignado indevido que apareceu no nome dela, e também um cartão de crédito destinado à consumidora sem ela solicitar. Mas, para resolver essas pendências, Elizabeth não precisou ir até a sede do órgão, no Centro, e sim, percorrer algumas quadras de casa até a unidade móvel do Procon-JP, que estava atendendo ao lado do Mercado Público de Mangabeira.

“Amei esse atendimento aqui em Mangabeira. Meu filho foi quem me alertou e disse que toda terça-feira o Procon-JP estava atendendo perto de casa, assim não tenho de agendar para ir até a sede do órgão”, afirmou Elizabeth.

A aposentada Regina Alves também estava à espera de uma orientação por causa de uma cobrança da fornecedora de água que atua no Estado. De acordo com Regina, o valor da conta de água estava vindo em dobro. “Isso aconteceu porque meu filho, que é solteiro, tem a casinha dele junto com a minha, mas o registro é um só, porque ele usa minha água. Por isso estou pagando a conta de água e esgoto em dobro. Só recebo um salário mínimo e estou com duas contas atrasadas”, lamentou.

Uma das integrantes da equipe do Procon-JP que estava fazendo o atendimento ao público foi a advogada Danielly Ramalho. Segundo ela, todas as terças-feiras o serviço itinerante está em Mangabeira, oferecendo toda assistência que existe no órgão à população. “Estamos aqui em Mangabeira, das 8h ao meio-dia, prestando atendimento ao consumidor nas relações de consumo, recebendo demandas como abertura de processos, reclamações e denúncias. Todo serviço ofertado na sede do Procon-JP temos no atendimento móvel. É o Procon buscando acolher e atender bem o consumidor”, declarou Danielly.

Segundo a advogada, a demanda é grande no bairro e a expectativa é de que cresça a cada dia. Além do atendimento no bairro de Mangabeira, ela frisou que toda sexta-feira há o Caravana do Cuidar, um serviço do Procon-JP prestado a comunidades de vários bairros da capital paraibana. O atendimento é itinerante e a equipe vai a diferentes locais da cidade a cada semana. “Na Caravana do Cuidar, existe uma escala em que o serviço é levado a cada bairro de João Pessoa”.

O secretário do Procon-JP, Rougger Guerra, destacou que o atendimento itinerante tem a finalidade de facilitar o acesso do consumidor aos serviços disponíveis no órgão. “Evitando que ele se desloque até a sede ou busque o serviço virtual, já que muitas comunidades ainda não contam com internet. Essa é uma forma de descentralizar o atendimento e ao mesmo tempo agilizar algumas demandas da população”, salientou Rougger.

Saiba mais

  • O morador de qualquer bairro pessoense pode solicitar a presença do serviço itinerante do Procon-JP. Um dos meios para tirar dúvida sobre o serviço é telefonar para o 83 9 8665-0179 e fazer a solicitação. Vale lembrar que para receber o atendimento móvel, é preciso enviar um ofício com a solicitação para a sede da secretaria.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 24 de agosto de 2022.