Notícias

Igreja Católica lança o tema e a logomarca da 259ª edição da celebração, que acontecerá no dia 26 de novembro

Romaria da Penha volta às ruas

publicado: 26/08/2022 00h00, última modificação: 26/08/2022 10h41
nossa_senhora_penha-logomarca-f-mrusso (30).JPG

Tradicional procissão de Nossa Senhora da Penha, que tem como ponto culminante a chegada da imagem da santa ao santuário, estava há dois anos sem ter a participação dos romeiros - Foto: Foto: Marcos Russo

tags: religião , romaria da penha

por Ítalo Arruda*

 

Depois de dois anos suspensa por causa da pandemia de Covid-19, a tradicional Romaria da Penha volta a acontecer em João Pessoa no dia 26 de novembro. A data foi anunciada ontem pelo reitor do Santuário da Penha, monsenhor Nereudo Freire. Com o tema “Senhora da Penha, dá-nos sabedoria e amor; ensina-nos a construir uma sociedade justa, fraterna e de paz”, a 259ª Festa de Nossa Senhora da Penha acontecerá de 19 a 27 de novembro.

Durante a apresentação do tema e da logomarca da festa que já faz parte do calendário religioso da capital paraibana, o monsenhor destacou a emoção de poder estar de volta às ruas com o evento que reúne milhares de fiéis e devotos de todo o estado, além de caravanas dos estados vizinhos.

nossa_senhora_penha-logomarca-f-mrusso (46).JPG
Tradicional procissão de Nossa Senhora da Penha, que tem como ponto culminante a chegada da imagem da santa ao santuário, estava há dois anos sem ter a participação dos romeiros

“Estamos voltando a tomar as ruas de João Pessoa e este é um momento muito aguardado por milhares de pessoas que caminham, todos os anos, numa demonstração de fé, de esperança. A Romaria traz muitos elementos da fé do povo e, sem dúvida, a emoção do reencontro esse ano tornará tudo ainda mais especial”, destacou o monsenhor.

Segundo ele, o tema foi inspirado na Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como eixos a Educação e a Fraternidade. “Nós vivemos em um país que ainda não descobriu a necessidade de uma boa educação para os seus filhos e suas filhas. Então, pedimos a Nossa Senhora que interceda por nós”, acrescentou o sacerdote.

Ainda durante o lançamento da Romaria da Penha 2022 foi exibido um vídeo com imagens de edições anteriores da procissão bicentenária. Também foram apresentados alguns produtos e artigos personalizados com a logomarca da festa, como camisas, canecas e garrafas térmicas, que serão comercializados durante as missas no Santuário.

Participaram da solenidade de lançamento o vigário-geral da Arquidiocese da Paraíba, padre Luiz Júnior; o pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, padre Francisco Azevedo; o diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) Marcus Alves; representantes da Associação de Moradores do Bairro da Penha, além de fiéis e profissionais da imprensa.

Percurso tradicional será mantido, com início na Igreja de Lourdes

O percurso da Romaria da Penha será o mesmo dos anos anteriores. Às 17h do dia 26, a imagem de Nossa Senhora da Penha sairá em carreata do Santuário até a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no Centro – de onde os fiéis sairão em procissão rumo à igreja matriz, a partir das 22h. Ao todo, são 14 quilômetros de caminhada. A chegada dos primeiros fiéis ao santuário está prevista para as 3h30. No local, será celebrada uma missa campal.

Durante o novenário estão previstas missas com celebrantes convidados. Entre os nomes confirmados estão o do cardeal dom Leonardo Steiner, primeiro cardeal da Amazônia; do secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joel Portella e do arcebispo metropolitano da Paraíba, dom Manoel Delson.

A programação oficial, no entanto, ainda não foi divulgada. Segundo o monsenhor Nereudo Freire, isso deverá acontecer nas próximas semanas. O que se sabe é que a abertura da festa acontecerá às 19h30 do dia 19 de novembro (sábado), com uma missa solene no santuário. Já no domingo (20), as missas ocorrerão em três horários (7h, 9h e 17h). Do dia 25 ao dia 29, as missas serão celebradas às 19h30.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 26 de agosto de 2022.