A Festa das Neves 2023, evento que comemora 438 anos da cidade de João Pessoa e a padroeira da cidade, começa no dia 27 de julho e termina no dia 5 de agosto. O evento religioso vai promover momentos de devoção, celebrações litúrgicas e shows religiosos. A novidade na programação religiosa é que haverá missas itinerantes a partir de hoje, durante nove dias, em vários locais da cidade, com a presença da imagem de Nossa Senhora das Neves.
A solenidade de abertura oficial da programação religiosa será na quinta-feira (27), às 8h, na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, em que acontecerá o hasteamento das bandeiras e a bênção inaugural do relógio, marcando o início das festividades. A primeira noite a missa será presidida, às 18h30, pelo padre Adriano Silva, no Parque Solon de Lucena (Lagoa).
No sábado, dia 5 de agosto, às 9h, acontece a missa solene presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Manoel Delson. Às 12h, acontecerá a missa pelos enfermos; às 15h, oração do terço e às 16h, missa de encerramento, com Dom Delson, seguida da procissão com a imagem de Nossa Senhora das Neves pelas ruas do Centro Histórico de João Pessoa.
Esse ano, o tema da festa será “No chamado do Senhor, ontem e hoje, Maria nos convida a caminharmos juntos”. O monsenhor e pároco da catedral, Robson Bezerra, explicou que nesse período a igreja enfatiza a sinodalidade, ou seja, incentiva que todos estejam juntos no caminho em favor da fraternidade, o amor, a justiça e a paz.
“O papa Francisco tem insistido na sinodalidade, para sermos uma Igreja unida que caminha junto para alcançar essa finalidade. Como o tema vai de acordo com a vocação mariana, a mãe de Deus também nos convida a caminhar com a Igreja”, afirmou.
O monsenhor Robson explicou também que o propósito dessas missas itinerantes é levar o Evangelho de Jesus a quem não pode estar presente na programação religiosa. “Nós somos uma Igreja em saída, como papa Francisco orientou. Saímos da ‘igreja física’ para levar a palavra de Deus a quem não pode vir até nós, a exemplo dos enfermos, idosos institucionalizados e presidiários”, frisou.
Além das celebrações religiosas, a Festa das Neves oferecerá uma variedade de atividades culturais para contemplar todos os gostos. Exposições de arte, apresentações musicais como a cantora Joanna, o cantor e compositor Peninha e o padre Márcio José, além do Quinteto de Metais da Banda 5 de Agosto, são algums das opções disponíveis. As ruas próximas à catedral, assim como no ano passado, ficarão livres, com todos os brinquedos, área gastronômica e palco instalados no Parque Solon de Lucena.
O monsenhor disse ainda que ano passado a Prefeitura de João Pessoa, em parceria com Arquidiocese da Paraíba, reordenou a infraestrutura da festa de rua. “O parque, palco e toda a infraestrutura de gastronomia vai acontecer na Lagoa, de modo ordenado, com segurança e muita higiene”, declarou.
Saiba Mais
Novenário itinerante, levando a imagem de Nossa Senhora das Neves, presidida pelo monsenhor Robson Bezerra
- 19/7(quarta-feira) - Missa na capela do Hospital Nossa Senhora das Neves, às 15h
- 20/7(quinta-feira) - Capela do Hospital Padre Zé, às 10h
- 21/7(sexta-feira) - Capela da Prefeitura de João Pessoa, às 10h
- 22/7 (sábado) - Associação Promocional do Ancião Dr. João Meira Menezes (Aspan), às 16h - Missa presidida pelo padre Sandro dos Santos
- 23/7 (domingo) - Capela Lar da Providência, às 7h
- 24/7(segunda-feira) - Empresa de ônibus Transnacional, às 7h - Manaíra Shopping, às 12h
- 25/07(terça-feira) - Penitenciária Desembargador Flósculo da Nóbrega, às 7h - Mangabeira Shopping, às 12h
Confira a programação oficial
- 27/7- Quinta-feira
8h30 - solenidade de abertura com hasteamento das bandeiras (Dom Manoel Delson);
9h – Bênção e inauguração do relógio da catedral (Convidados e autoridades civis e militares, Colégio Marista Pio X)
18h30 - primeira noite – Presidência: Pe. Adriano da Silva Soares (Santa Missa na Lagoa). Convidados: Padres da Forania Centro.
- 28/7- Sexta-feira
19h- segunda noite – Presidência: Pe. João Saturnino de Oliveira (vigário-geral da Diocese de Patos)
- 29/7 - Sábado
19h- terceira noite – Presidência: Mons. José André (vigário-geral da Diocese de Guarabira)
- 30/7 - Domingo
6h e 9h - Santa Missa – Presidência: Mons. Robson Bezerra de Mello
19h - quarta noite – Presidência: Pe. Pedro Patrício (vigário paroquial da Paróquia Jesus, Maria e José - São José dos Ramos)
- 31/7 - Segunda-feira
19h – quinta noite - Presidência: Pe. Luciano Guedes do Nascimento Silva (vigário-geral da Diocese de Campina Grande) Convidados: padres da Forania Agreste.
- 1/8 Terça-feira
Solenidade da Dedicação da Catedral
19h sexta noite – Presidência: Pe. Jardel Gonçalves - Paróquia Imaculada Conceição – Caaporã - Convidados: Padres da Forania Litoral.
- 2/8-Quarta-feira
19h - sétima noite – Presidência: Pe. Agripino Ferreira de Assis (vigário-geral da Diocese de Cajazeiras) Convidados: Padres das Foranias Praia Sul e Conjuntos.
- 3/8 Quinta-feira
19h - oitava noite – Presidência: Pe. Luiz de Souza e Silva Júnior (vigário-geral da Arquidiocese da Paraíba) Convidados: Padres das Foranias Praia Norte e Urbana Sul.
- 4/8 - Sexta-feira
19h - nona noite - Presidência: Pe. Luiz Carlos Machado de Souza Filho (reitor do Seminário Arquidiocesano da Paraíba Imaculada Conceição);Dia do Padre (Sufrágio pelos 50 anos da morte do Pe. Zé Coutinho) Convidados: Membros das Equipes de Formação: Seminário Arquidiocesano da Paraíba Imaculada Conceição, Seminário Propedêutico São Luiz Gonzaga, Seminário Bom Pastor, Seminário Carmelita, Obra das Vocações Sacerdotais, Pastoral Vocacional, Diáconos Permanentes, Escola Diaconal Dom José Maria Pires, Irmãs Diocesanas do Divino Coração, Ação Social Arquidiocesana.
- 5/8 - Sábado
Dia de Nossa Senhora das Neves
9h – Bênção sobre a cidade e o Estado com a imagem de Nossa Senhora das Neves – Missa Solene presidida pelo Arcebispo da Paraíba Dom Manoel Delson com a participação do clero.
12h – Missa pelos enfermos com o Pe. Sandro Santos
15h – Santo Terço (com o Terço dos Homens)
16h – Missa de encerramento presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Manoel Delson, seguida da procissão.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 19 de julho de 2023.