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Público pode optar entre nove camarotes para prestigiar os blocos

publicado: 20/02/2025 11h54, última modificação: 20/02/2025 11h54
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Estabelecimentos, montados na Avenida Epitácio Pessoa, têm comercializado ingressos, tanto on-line como em pontos físicos, por valores a partir de R$ 45 | Foto: Carlos Rodrigo

por João Pedro Ramalho*

O pré-Carnaval de João Pessoa é marcado pelos cortejos da Via Folia, que, neste ano, reúnem oito blocos de rua. E quem deseja acompanhar a festa, em locais de visão privilegiada ou com outros benefícios de consumo, pode recorrer aos camarotes especiais instalados ao longo do palco das apresentações, a Avenida Epitácio Pessoa. São 10 camarotes em 2025, sendo um oficial e nove privados. O número representa um crescimento em relação ao ano passado, quando os foliões puderam recorrer a três espaços como esses. Ao todo, levando em conta o público que estará nas ruas, acompanhando os trios elétricos, aproximadamente 1,5 milhão de pessoas devem participar das prévias carnavalescas da Via Folia, que tiveram início na última sexta-feira (14) e continuam nos dias 22, 23, 24 e 26 deste mês.

De acordo com o vice-presidente da Via Folia, Fábio Henrique Alves, o aumento no número dos camarotes foi favorecido pelo incremento da estrutura, que favoreceu públicos com melhores condições financeiras. Ele explica, ainda, o que os foliões devem encontrar, caso adquiram ingressos para um dos nove empreendimentos privados. “A proposta dos camarotes privados é oferecer uma programação além da programação da Via Folia. Então, eles têm atrações internas, com shows, e espaços diferenciados. Alguns [também] oferecem serviços de open bar”, detalha Fábio.

As vendas para os camarotes são realizadas tanto on--line como em pontos comerciais espalhados pela cidade, a depender do organizador. Os preços variam, inclusive, com a possibilidade de aquisição de um “passaporte”, ou seja, o conjunto de ingressos para os quatro dias restantes da festa. Em um dos camarotes, por exemplo, a meia-entrada para um único dia custa R$ 50, sendo esse o valor mais barato — à exceção do ingresso infantil para o Bloco Muriçoquinhas, que sai a R$ 30. Já o preço do combo dos quatro dias, para quem paga o valor inteiro, é R$ 360. Em outro camarote, o ingresso mais barato, referente à meia-entrada, custa R$ 80, enquanto o “passaporte” sai a R$ 800. O ingresso mais caro encontrado pela reportagem é o de um camarote que cobra R$ 940 pelo “passaporte” para os quatro dias, tendo o ingresso em meia-entrada ou para crianças, no dia do Muriçoquinhas — próxima segunda-feira (24) —, o valor mais acessível (R$ 45).

A oferta dos serviços pelos camarotes, aliás, é tema de uma reunião que acontece hoje, às 9h, entre os organizadores e a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa (Procon-JP). O objetivo é discutir a adequação à legislação de consumo, algo que também será investigado em uma vistoria realizada in loco, no próximo sábado (22). Entre os tópicos a serem observados pelos empreendimentos, estão a disponibilização de um exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC); a exposição do número do telefone do Procon-JP, em local visível; e a obrigação de restituir aos consumidores o troco devido de forma integral.

“Também vamos alertar para o cumprimento de leis como a que proíbe o consumo de cigarros, charutos, cachimbos ou quaisquer produtos fumígenos, derivados ou não do tabaco nas dependências desses locais. A reunião vai abordar vários aspectos e leis que precisam ser cumpridas e que garantem o bem-estar do consumidor”, adianta o secretário do Procon-JP, Júnior Pires.

Decoração

Pelo segundo ano consecutivo, a Medow Entretenimento foi a empresa responsável pela montagem do camarote oficial da Via Folia, em um processo que envolveu mais de 200 pessoas. A companhia também cuidou da decoração da Avenida Epitácio Pessoa. O diretor da Medow, Jomário Souto, detalha as referências utilizadas na criação do visual desta edição. “A inspiração são os elementos do Litoral de João Pessoa, como o sol e a praia, além do Carnaval e das máscaras. No ano passado, teve mais fitilho na rua, foi uma coisa mais popular, mas, neste ano, a gente pensou mais no verão de João Pessoa. No próximo ano, será outro tema e, assim, a gente faz tudo dentro da visão do Carnaval”, afirma.

 *Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 20 de fevereiro de 2025.