dia do professor

Rede pública tem aula normal hoje

publicado: 15/10/2024 08h51, última modificação: 15/10/2024 08h51
Em alteração inédita, escolas municipais e estaduais fecharam ontem; unidades privadas adiaram folga para o dia 21
2024.10.14 Liceu Paraibano © Carlos Rodrigo (16).JPG

Por decisão de entidades sindicais, escolas como o Liceu Paraibano tiveram o feriado antecipado, para um maior descanso dos docentes | Foto: Carlos Rodrigo

por Sara Gomes*

Mais de 20 mil professores e quase 284 mil alunos da rede pública de ensino da Paraíba folgaram ontem, por causa do Dia do Professor. Apesar de a data ser oficialmente comemorada hoje, o feriado foi antecipado, por decisão das entidades sindicais da categoria, para proporcionar um maior período de repouso aos profissionais da educação de unidades municipais e estaduais.

“A antecipação para a segunda-feira favoreceu o feriado prolongado. Afinal, os professores trabalham tanto, principalmente, no fim do ano”, declarou Felipe Baunilha, da diretoria executiva do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (Sintep-PB), apontando que esta é a primeira vez que a data é alterada na rede pública.

O feriado se mantém hoje, porém, apenas para os professores de instituições privadas de Ensino Superior. Por outro lado, conforme definido em convenção coletiva, cerca de 500 escolas particulares paraibanas tiveram o dia de folga prorrogado para a próxima segunda-feira (21).

Assim, na capital, o expediente de hoje nas escolas da rede pública (municipal e estadual) ocorre normalmente. Não há programação festiva prevista pela Secretaria de Educação e Cultura do Município (Sedec-JP) ou pela Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB), mas as unidades de ensino estão liberadas para prestarem homenagens com programações independentes.

Governo destaca investimentos pela valorização da categoria

Por ocasião do Dia do Professor, o Governo da Paraíba afirmou reforçar “seu compromisso com a valorização dos docentes da rede estadual”. Entre as ações que tem implementado em favor da qualidade de ensino e do reconhecimento desses profissionais, o governo destaca a atualização do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR); o programa Conexão Mundo, que visa promover a internacionalização da formação dos educadores, com investimentos de mais de R$ 4 milhões; os prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor, que recompensam boas práticas docentes e somam, ao todo, R$ 33 milhões investidos; e o projeto Paulo Freire — Conectando Saberes, que fomenta a inclusão digital dos professores por meio da concessão de notebooks (sendo que, neste ano, ainda serão distribuídos mais de 1.500 aparelhos).

“Após um reajuste de mais de 80% para os professores prestadores de serviço da Rede Estadual de Ensino, em 2023, neste ano, o Governo do Estado segue valorizando os professores de todas as 16 Gerências Regionais de Educação da Paraíba, com gestos diários de gratidão pelos serviços prestados de maneira incansável e que, efetivamente, transformam a vida e o futuro dos nossos estudantes. Queremos, diariamente, implantar e aperfeiçoar ações para valorizar e impulsionar o trabalho desses profissionais, que são a linha de frente da educação da Paraíba”, disse o secretário de Estado da Educação, Wilson Filho.

Eleita uma das 10 melhores docentes do país na Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr), Milena Monique foi temporariamente cedida à SEE-PB para compartilhar suas práticas exitosas pelo estado. Ela analisou o que tem sido feito pela melhoria da rede pública de ensino: “O governo vem implementando políticas públicas de incentivo à qualificação profissional e à melhoria contínua do exercício docente. Algumas dessas se tornaram de extrema relevância, como a aprovação do novo PCCR, que atende demandas históricas da nossa categoria, bem como a formação continuada, que permite a qualificação e o aperfeiçoamento das nossas práticas pedagógicas. Nossas escolas vêm passando por melhorias significativas, que contribuem para o melhor desempenho da nossa atuação profissional, tais como reformas, ampliações e investimentos tecnológicos que agregam no processo de aprendizagem dos nossos estudantes e no melhor desempenho da nossa prática. Está sendo um momento incrível para os professores”, ressaltou Milena.

Ensino privado

Para o coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Privado da Paraíba (Sinteenp-PB), Avenzoar Arruda, o Dia do Professor também é de luta pela valorização da profissão. Segundo ele, as principais reivindicações da categoria são: aumento salarial, redução de carga horária e adaptação do ensino para a inclusão de alunos atípicos, com materiais adequados e capacitação docente. “Temos reforçado nossas reivindicações com o sindicato patronal, para que os professores possam desempenhar essa profissão tão nobre, sem sobrecarga. Afinal, muito se cobra de nossos professores, mas pouco se oferece”, frisou.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 15 de outubro de 2024.