Em reforma desde o segundo semestre de 2023, a nova sede dos órgãos da gestão fiscal estadual, no antigo prédio do Paraiban, localizado na Avenida Epitácio Pessoa, na capital paraibana, está em fase de conclusão das obras. Objetivando a modernização estrutural, o local passará a abrigar a Controladoria-Geral do Estado (CGE-PB), a Procuradoria-Geral do Estado (PGE-PB) e as secretarias estaduais de Planejamento (Seplag-PB) e da Fazenda (Sefaz-PB). De acordo com o engenheiro civil responsável pela fiscalização do projeto, Jassonkadir Franco, 95% dos trabalhos correspondentes à reforma do prédio já foram concluídos. “Simultaneamente, chegamos a ter 180 pessoas trabalhando diretamente na execução da obra”.
Ele explica que, apesar dos desafios inerentes às reformas de estruturas prediais antigas, o cronograma de entregas tem sido cumprido, conforme o planejamento divulgado. “Vários obstáculos demandaram tempo e dedicação das equipes, como a recuperação da estrutura de concreto. Todas as instalações são novas, as alvenarias foram substituídas e o piso também teve de ser retirado, para que fosse colocado outro, por conta do peso sobre a laje de protensão”, conta Jassonkadir.
Para o secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano, o funcionamento no espaço facilitará o processo de atendimento ao cidadão, principalmente para órgãos como a Sefaz-PB e a PGE-PB, que costumam atender um maior volume de pessoas. “Nós vamos ter um centro de atendimento que abrangerá a população da Grande João Pessoa. Estamos acompanhando o andamento da obra, já bem adiantado, e a expectativa é que a conclusão ocorra até o fim de dezembro. Pretendemos nos mudar para lá ainda em janeiro de 2026”, afirma o secretário.
Com um investimento de mais de R$ 55 milhões, o projeto foi viabilizado com recursos próprios do Governo da Paraíba. “Nós temos o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento [BID] e a obra está sendo feita com a contrapartida — ou seja, com recursos do tesouro efetivamente. É uma obra que moderniza o prédio em todos os sentidos, também para que os servidores públicos tenham um ambiente de trabalho salutar e que possam produzir mais. É mais uma obra do nosso governo que será entregue à sociedade, para facilitar a vida da população”, detalha Marialvo.
Últimos pavimentos devem ser entregues neste mês
Executada pela Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), a reforma envolve a recuperação da estrutura do prédio, instalações elétricas e hidráulicas, climatização, acessibilidade e uma nova identidade visual. O projeto inclui, ainda, a implantação de sistemas de segurança, como um circuito fechado de videomonitoramento e recursos de combate a incêndio, além da pavimentação de áreas internas e externas.
O cronograma estipulado pela Suplan e pela construtora AP Engenharia, em setembro, prevê a entrega dos sete pavimentos, do térreo e do subsolo, na ordem de cima para baixo — ou seja, a partir dos andares superiores, seguindo até o subsolo. As entregas de cada um dos pavimentos permitem o início da montagem das mobílias, por parte dos respectivos órgãos ocupantes de cada espaço.
O primeiro pavimento a ser entregue, no dia 30 de outubro, foi o sétimo andar, onde ficará a CGE-PB. Após 15 dias, os responsáveis pela reforma entregaram o sexto andar, futuro local de funcionamento da Seplag-PB. Os últimos andares da nova sede devem ser entregues até a primeira quinzena de dezembro.
A reforma também contempla as paredes e os painéis da cobertura do teto do edifício, a casa das máquinas para os elevadores, proteção e impermeabilização, revestimento das fachadas, novas esquadrias, forros e novas instalações sanitárias e pluviais. O prédio ainda passará a contar com o Memorial da Secretaria da Fazenda; um auditório para 140 ocupantes e um restaurante com capacidade para 150 pessoas.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 2 de dezembro de 2025.