Notícias

educação fiscal

Repórter da EPC vence premiação da Afrafep

publicado: 11/10/2024 08h45, última modificação: 11/10/2024 08h45
Matéria sobre cupons fiscais foi destaque na categoria Imprensa
epc.jpg

Lukas Santiago, da Rádio Tabajara, exaltou o trabalho de colegas como o editor Davi Fenelon, em evento prestigiado por Naná Garcez, diretora--presidente da EPC | Foto: Leonardo Ariel

por Marcella Alencar*

“Quando analisei os possíveis temas descritos no edital [do prêmio], tive certeza de que abordaria a importância do cupom fiscal, já que ele traz garantias para o consumidor e, na Paraíba, até premiações”, comentou o jornalista Lukas Santiago. O repórter da Rádio Tabajara, emissora da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), foi um dos oito vencedores do Prêmio Afrafep de Educação Fiscal 2024, promovido pela Associação dos Auditores Fiscais do Estado da Paraíba (Afrafep).

A cerimônia de entrega da premiação, realizada ontem, no auditório da Escola Cidadã Integral Técnica (Ecit) Pastor João Gomes Filho, em João Pessoa, consagrou oito trabalhos, produzidos no estado e relacionados ao tema da educação fiscal, em categorias como Escola, Tecnologia e Instituições. Além de um certificado de reconhecimento pela contribuição à difusão do assunto, cada ganhador recebeu um prêmio no valor de R$ 5 mil.

Com a reportagem radiofônica “CPF na Nota: O que eu ganho com isso?”, Lukas foi o grande destaque do ano na categoria Profissional de Imprensa. Na matéria, o jornalista aborda o uso do Cadastro de Pessoas Físicas pela população, durante as compras, e a relevância do cupom fiscal na Paraíba, chamando atenção para a segurança dos dados envolvidos nesses processos e para iniciativas como o Programa Nota Cidadã. A ação, criada pelo Governo do Estado, visa fomentar o exercício da cidadania fiscal, por parte da população, sorteando 31 prêmios mensais em dinheiro.

“Busquei dados, entrevistei fontes oficiais, cidadãos, comerciantes e ganhadores do Nota Cidadã. Com a ajuda dos editores de áudio Davi Fenelon, Gisele Martins e Amadeus Silva, criamos uma narrativa dinâmica, que envolveu os ouvintes”, declarou Lukas, ressaltando seu respeito à função pedagógica do jornalismo. “Prestamos um serviço à sociedade, coletando, interpretando e divulgando informações da maneira mais acessível possível”, finalizou o vencedor.

 Conscientização

Para a diretora-presidente da EPC, Naná Garcez, o Prêmio Afrafep também serve para estimular os paraibanos a buscar compreender o papel e os processos da auditoria fiscal e do pagamento de tributos. “Eu trabalhei nove anos com a assessoria de imprensa no Fisco e reconheço o trabalho dos agentes fiscais. As pessoas falam muito que, no Brasil, cobra-se bastante imposto, mas não sabem que todos os serviços são prestados a partir da arrecadação dos tributos”, pontuou Naná.

De fato, como explicou a presidente da Afrafep, Elaine Carvalho, a premiação continuará incentivando a criação de ações e trabalhos, em instâncias como escolas e imprensa, que impulsionem uma cidadania fiscal mais ativa na Paraíba. “A ideia é valorizar essas iniciativas e fomentar ainda mais o desenvolvimento de ações voltadas para a conscientização fiscal”, frisou Elaine.

Também presente na cerimônia de ontem, Bruno Frade, auditor fiscal da Paraíba e secretário-executivo da Fazenda do Estado, enfatizou que uma administração tributária sólida e eficaz não passa apenas pelo processo de construção interna do Estado, mas conta com o esclarecimento dos cidadãos comuns. “É extremamente importante a gente saber a função social do tributo e da arrecadação de impostos, além de saber sua destinação”, observou Bruno, salientando que, a partir dos tributos, o Poder Público executa políticas de impacto positivo para a sociedade, em áreas como saúde, segurança, educação e desenvolvimento sustentável.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 11 de outubro de 2024.