Notícias

Reservatórios de água aumentam volume

publicado: 21/03/2023 10h29, última modificação: 22/03/2023 10h48
Mais de 150 cidades do estado registraram precipitações no Dia de São José, simbólico para agricultores no período
Barragem do Retiro, cuité - redes sociais.png

Barragem do Retiro, em Cuité, é mais um reservatório que vem recebendo água após o aumento no volume de chuvas no estado. Foto: Redes Sociais.

por Michelle Farias*

Do Litoral ao Sertão, o Dia de São José, comemorado no último domingo (19), foi de chuva em 156 municípios paraibanos. As chuvas animaram agricultores, provocaram cheia em rios e sangria de quatro açudes.

O maior volume foi registrado no município de Alcantil, Cariri paraibano, com 151 milímetros, conforme monitoramento da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). A quantidade é maior que o total acumulado no município desde o início do ano, quando choveu apenas 21,3 mm.

Em seguida aparecem o município sertanejo de São Bento, com 127,2 mm e Desterro, no Cariri, onde houve registro de 119 mm de chuva. No acumulado dos 20 primeiros dias de março, São Bento apresenta 339,3 mm de chuva e superou em 71% o volume esperado para o período, que era de 198,8 mm.

Cidade conhecida por apresentar um dos menores índices pluviométricos do país, Cabaceiras teve um domingo de chuva, com registro de 38 mm. A cheia do Rio Taperoá se tornou atrativo para os moradores da região, que acompanharam a chegada das águas na cidade.

A água seguiu o curso do rio até chegar ao Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, elevando o armazenamento do reservatório para 36% da sua capacidade ontem (20). O açude, que recebeu acréscimo de volume com as precipitações do domingo, abastece Campina Grande e outras 19 cidades na região do Agreste paraibano.

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) afirmou que as chuvas proporcionaram uma recarga de 63 centímetros, equivalente a mais de 20 milhões de metros cúbicos. Atualmente o açude se encontra com 168 milhões de metros cúbicos.

Outros quatro açudes ultrapassaram a capacidade de armazenamento e sangraram após as últimas recargas. Na lista estão o Açude Bom Jesus, em Carrapateira; Cafundó, em Serra Grande; São José II, em Monteiro, além do Açude Vazante, em Diamante.

Após chuvas, rios registraram cheia e quatro açudes chegaram ao ponto de sangria, segundo dados da Aesa

No Brejo, choveu em todos os municípios monitorados pela Aesa no último domingo, com maior volume em Capim, onde a chuva atingiu 98,1 mm. No Cariri/Curimataú e Sertão também choveu em todas as cidades monitoradas.

Apesar dos efeitos provocados pela chuva, o volume registrado está dentro da média esperada pela Aesa. A meteorologista Marle Bandeira explicou que houve chuvas significativas nas regiões do Cariri, Alto Sertão e Curimataú. Ela acrescentou que o período compreendido entre fevereiro e maio é o período mais chuvoso nas regiões.

Ontem, choveu em, pelo menos, 58 cidades. Os maiores volumes foram contabilizados em São Mamede (23,2 mm), Santa Luzia (20,8 mm), Assunção (20 mm), Santana dos Garrotes (19,4 mm) e Aroeiras (18,3 mm).

As chuvas devem seguir nos próximos dias. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de chuvas intensas em 189 municípios paraibanos hoje.

Foram emitidos alertas laranja, com perigo de chuvas intensas, para 89 cidades, além do alerta amarelo para outras 100 por perigo potencial de chuvas intensas. Ambos podem ser renovados.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 21 de março de 2023.