Notícias

Prefeitos aguardam publicação de novos decretos para avaliar se realizarão a tradicional festa da virada do Ano Novo

Réveillon 2022: maioria das cidades pode cancelar eventos

publicado: 18/11/2021 08h55, última modificação: 18/11/2021 08h55
foto 1.jpg

Foto: Divulgação

tags: réveillon , paraiba , joaopessoa , 2021 , 2022

por Juliana Cavalcanti*

Várias prefeituras paraibanas ainda aguardam a publicação de novos decretos sobre o funcionamento das atividades, na Paraíba, bem como as medidas de enfrentamento e prevenção à pandemia de covid-19, para definirem a realização ou não dos seus eventos do Réveillon 2022. A expectativa é de cancelamento da maioria destas cidades, mas por enquanto suas Secretarias de Saúde avaliam a presença do vírus nestes locais.

A maioria das cidades, com festas tradicionais de virada de ano ainda, avalia, junto às autoridades municipais da saúde, a presença do coronavírus para saber se irá realizar as festividades. A previsão é que essa definição saia até o início de dezembro. Algumas cidades estão com poucos casos de covid-19, porém, uma opinião comum entre algumas gestões, é que as comemorações podem atrair um grande número de turistas, aumentando a possibilidade de contágio em lugares onde a quantidade de infectados é pequena.

Na capital, a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) ainda aguarda o anúncio definitivo do prefeito Cícero Lucena, para poder confirmar a realização da festa e anunciar a programação de Réveillon. Estas informações dependem, entre outros critérios, do andamento da vacinação e do número de pessoas com a covid-19 na cidade.

A Prefeitura Municipal de Campina Grande, por sua vez, aguarda a publicação dos novos decretos estadual e municipal, e os cenários da pandemia na cidade para poder definir com a Secretaria de Saúde como a virada de ano acontecerá. Até o momento, seguem confirmados o Natal Iluminado, com abertura prevista para o dia 4 de dezembro, e o Carnaval da Paz, que inclui eventos religiosos, filosóficos e culturais,entre os dias 23 de fevereiro e dois de março de 2022.

“Estamos voltados para o Natal e vamos aguardar o novo decreto em dezembro. Nesse momento, ainda não anunciamos nenhuma programação de Réveillon e estamos em planejamento, se o cenário é favorável e as autoridades sanitárias avaliarem que é possível”, informou a secretária de desenvolvimento econômico de Campina Grande, Rosália Lucas.

Em, Bayeux, na Grande João Pessoa, a prefeitura ainda não possui planejamento definido para a festa e, atualmente, organiza as comemorações de sua emancipação política, que ocorre no dia 15 de dezembro. Neste dia, estão previstas algumas programações culturais, mas sem shows abertos ao público. A assessoria de comunicação da prefeitura informou que a expectativa é que o mesmo procedimento seja adotado em todas as festividades de fim de ano da cidade.

No Sertão

Em Jericó, no Sertão do Estado, o secretário de Turismo e Esportes, Teta Maia, afirmou que até agora não existe programação planejada e a pretensão é que a festa não aconteça por causa do vírus. O mesmo posicionamento será adotado em Patos, também no Sertão, e em Guarabira, no Brejo. Nestas duas cidades, seguem confirmadas apenas a programação de Natal.

No ano passado, a pandemia também foi o motivo do cancelamento de uma série de festas tradicionais de Ano Novo, na Paraíba. Os eventos geralmente aconteciam à beira- mar, nas cidades do Litoral, no Açude Velho, em Campina Grande, e nas praças centrais de vários municípios do interior. Estas não puderam acontecer devido ao crescimento de número de casos da covid-19 registrado na época. 

Cancelamentos já confirmados

O secretário de Turismo e Eventos de Baía da Traição, no Litoral Norte do Estado, Josias Viana, anunciou que, este ano, não haverá comemorações de Réveillon na cidade e os eventos públicos serão retomados a partir do Carnaval de 2022.

Porém, a cidade está toda aberta aos visitantes e festas privadas são permitidas. Ainda haverá a tradicional queima de fogos, a decoração natalina e a revitalização dos monumentos turísticos para acolher os turistas. “Acreditamos que é precipitado fazer a festa agora. Acompanhamos o protocolo do Governo do Estado e eventos públicos de grande porte para reunir multidões só a partir do Carnaval”, justificou Josias Viana.

Depois do Carnaval, a expectativa é voltar os eventos promovidos pela prefeitura como Semana Santa, São João no Litoral, Abertura de Verão, Baía Brega, Festival da Virada e a Emancipação Política. “Já temos uma grande procura e muitas pousadas já estão esgotadas. Porém, não vamos fazer eventos que promovam aglomeração no intuito de resguardar a população local, em sua maioria de indígenas”, apontou o secretário de Turismo.

A cidade de Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa, foi a primeira a anunciar oficialmente o cancelamento dos shows de fim de ano, diante da ameaça de uma nova onda de covid-19. No entanto, os eventos particulares estão permitidos. A prefeitura anunciará, nos próximos dias, uma programação alternativa que contará com eventos esportivos, queima de fogos e lives de artistas locais. 

“Iremos ter festa, sim”, afirma prefeito

Se em algumas cidades, as festas estão canceladas ou os prefeitos estudam se realmente é possível a sua realização, em outras, as prefeituras confirmam as comemorações de Réveillon nos espaços públicos. Nestes locais, os gestores alegam que a vacinação dos cidadãos já está avançada e os eventos seguirão protocolos sanitários.

De acordo com o assessor técnico da Secretaria de Turismo (Setur) de Conde, Felipe Jardim, no Litoral Sul da Paraíba, após as comemorações do aniversário da emancipação política da cidade, nesta semana, será divulgada a programação oficial do Réveillon. “O fluxo de turistas, neste período, normalmente é maior do que em outras épocas do ano, mas iremos reforçar todas as medidas de prevenção e protocolos sanitários. No Conde, teremos programação no Réveillon e Carnaval”, revelou o assessor técnico da Setur.

A justificativa para o retorno das festividades, segundo o representante da prefeitura, são o avanço da vacinação e a grande redução dos casos na cidade. 

Em Soledade, o prefeito Geraldo Moura confirmou a realização da festa de Réveillon no município e destacou que os indicadores da doença na região permitem que o evento aconteça. 

“No dia 31 de dezembro, iremos ter , sim, a festa de Réveillon como tivemos todos os anos antes da pandemia. Em 2020, não pudemos ter, mas em 2021 vamos fazer as ornamentações e algumas atividades na praça central e faremos festa com banda na rua”, afirmou.

Já em Cabaceiras, no Cariri, a secretária de Turismo, Mércia Vieira, informou que a expectativa é que nos próximos dias seja confirmada a realização do réveillon, e o prefeito Tiago Rocha divulgue a programação completa. Até agora, a prefeitura organiza as apresentações culturais voltadas ao Natal deste ano como feiras de artesanato, coral, Alto de Natal e outras atividades que irão acontecer durante todos os finais de semana de dezembro.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 18 de novembro de 2021