por Mayra Santos*
A Rota Cultural Raízes do Brejo acontece neste fim de semana, no município de Guarabira, pela primeira vez, cujo tema é “Cultura, Fé e Poesia na Rainha do Brejo”. Prestes a completar 135 anos, Guarabira inicia as festividades com a Rota na sexta-feira (25) e se estende até o domingo (27). Durante a Rota, no sábado (26), também será celebrada a emancipação política da cidade, destacando as potencialidades da “Cidade luz” como turismo, lazer e cultura.
Em sua quarta edição, a Rota Cultural Raízes do Brejo vem sendo realizada desde setembro, passando por alguns municípios que constituem o Brejo paraibano, provocando uma imersão cultural e turística aos visitantes. A Rota é uma organização do Fórum de Turismo do Brejo Paraibano com as prefeituras locais.
A abertura oficial da Rota Cultural Raízes do Brejo, em Guarabira, acontece na sexta-feira (25), às 19h, com o espetáculo teatral “A saga de Dom Beiriz” e participação especial de Oliveira de Panelas, na Praça João Pessoa, no centro da cidade. No mesmo dia, mais cedo, ocorrerá atrações musicais, às 8h, com muito forró e embolada de coco. Além disso, às 14h, haverá uma roda de conversa cujo tema será “Turismo Criativo e experiências de negócios” com o Jaime Souza, presidente do fórum.
Nos demais dias, haverá atrações com espetáculos culturais a exemplo de “O Pavão Misterioso e o Romance da Donzela’’ - Cia. Cênica Torre de Papel, no Teatro Geraldo Alverga, apresentação faz alusão ao famoso cordel “Pavão Misterioso” que este ano completa cem anos. Como atração principal, a programação conta com a dupla Sirano e Sirino que tem como objetivo animar a festa. Além disso, haverá apresentação de fanfarras, atividades ecológicas como a Guarabike e festival de repentistas.
De acordo com o prefeito de Guarabira, Marcus Diogo, a Rota Cultural Raízes do Brejo na cidade será uma belíssima festa. “Trata-se de um evento importantíssimo que reúne hoje dez cidades da região e Guarabira, Rainha do Brejo, possui uma influência social, política, educacional e econômica que se destacam, sendo referência para 25 cidades da região”, assegurou.
O prefeito afirmou que as atrações culturais vão contribuir muito para cidade, assim como para toda região. “Vamos trazer os olhos da Paraíba para nossa cidade e para o Brejo”, frisou.
Além disso, o prefeito ressaltou alguns pontos turísticos que são destaques no município a exemplo do Memorial Frei Damião, que, segundo ele, não existe em nenuma outra cidade da Paraíba; o Museu Sacro, onde conta a história de Dom Marcelo Pinto Carvalheira.
Além do aniversário de Guarabira, ele enfatizou sobre o os 100 anos do cordel Pavão Misterioso, um dos cordéis mais famosos do Brasil, que já serviu de inspiração para música, novela e teatro. “Tudo isso faz parte da história de Guarabira e nós queremos dividir com a Paraíba, com o Brasil e com o mundo, até porque tudo o que se faz hoje vai para internet, então a gente pensa numa dimensão mundial”, afirmou.
O Brejo paraibano é referência quando se trata de atividades culturais e turísticas. Guarabira, que faz parte da região, está associada ao Fórum de Turismo do Brejo Paraibano há um ano e este é o primeiro ano que integra a Rota Cultural Raízes do Brejo. O presidente do Fórum de Turismo do Brejo Paraibano, Jaime Souza, afirmou que a roda de conversas vai proporcionar um leque ainda maior para o trade turístico de Guarabira que, pela primeira vez, inicia um trabalho turístico como política pública, entrando para o mapa do turismo brasileiro, fomentando políticas públicas na área, o que faz com que região cresça ainda mais. “Com isso, iremos mostrar nessa conversa um pouco do nosso trabalho, para que o trade turístico tenha interesse de investir no turismo de Guarabira, porque agora somos sucesso nacional, uma vez que estamos participando de um evento em Brasília como case de sucesso, por meio do Ministério do Turismo, mostrando como funciona a dinâmica no Brejo paraibano, sendo este um exemplo para o Brasil”, ressaltou.
A Rota Cultural Raízes do Brejo 2022 se estenderá até o dia 11 de dezembro e passará ainda pelos municípios de Pirpirituba e Pilõezinhos. A Rota já passou pelo municípios de Belém, Alagoinha, Duas Estradas, Lagoa de Dentro, Serra da Raiz, Borborema e Dona Inês. Desde 2017, a Rota Cultural Raízes do Brejo vem desenvolvendo atividades turísticas e socioculturais com o objetivo de inserir moradores e turistas em uma vivência profunda que desperte a história.
Dez cidades, diferentes programações, muitos dias de imersão cultural e uma verdadeira vivência da região do Brejo paraibano com roteiros de experiência de setembro a dezembro.
Raízes do Brejo
Durante as festividades da Rota Cultural Raízes do Brejo, a prefeitura local organizou, em parceira com os lojistas da Rua Costa Beiriz, o “I Feirão Guarabira Raízes do Brejo”, nos dias 25 e 26 de novembro.
Com o objetivo de fomentar o comércio local, o “feirão” contará com descontos especiais de produtos e serviços das lojas parceiras a todos os visitantes. As lojas ficarão abertas até as 22h, na sexta-feira (25) e das 17h às 22h, no sábado (26).
De acordo com prefeitura local, a ação tem por finalidade fomentar o potencial da cidade que sempre foi voltado ao comércio e não poderia ficar de fora deste evento. “O objetivo é promover momentos de lazer à população e assim fomentar o crescimento nas vendas dos produtos e serviços das nossas empresas locais”, destacou o prefeito.
Programação
Dia 25 (sexta-feira)
8h - Trio de Forró - Amaral e Bagaço de Cana
Biu Folheteiro
Embolada de coco
Companhia de Arte Cênica Risos
Local: Feira livre – Av. Padre Inácio de Almeida
14h - Roda de Conversa “Turismo criativo e experiências de negócios’’ com Jaime Souza (Pres. Fórum de Turismo) e Maria Júlia (ATURA-Areia/PB)
Inscrição grátis: guarabira.pb.gov.br/inscrições
Local: Teatro Geraldo Averga
18h – Apresentação do Coral Infantil Municipal
Local: Casarão da Cultura, Rua Sólon de Lucena
19h - Cerimônia de Abertura Oficial
Participação especial: Oliveira de Panelas
Espetáculo teatral: “A Saga de Dom Beiriz’’
Local: Praça João Pessoa (Centro)
Dia 26 (sábado):
7h – Alvorada
– Espaço cívico
8h - Hasteamento da Bandeira de Guarabira
– Espaço Cívico
9h - Visita guiada aos equipamentos culturais de Guarabira; culminância com a exposição aberta no Beco da Candeia.
Local: Início Casarão da Cultura Rua Sólon de Lucena
10h30 - Espetáculo teatral “A Viagem do Tempo
– Histórias de Luzia Tereza’’ - Grupo de estudantes de Teatro da Rede Municipal de Ensino.
Direção: Vando Farias
Local: Teatro Geraldo Alverga
11h - Atração de culminância: Trio Matulão
– Praça Antônio Guedes (em frente ao teatro)
16h - Pôr do Sol no Cruzeiro de Brennand com Adriano do Sax
– Local: Cruzeiro Brennand
18h - Ângelus (Momento religioso com a cantora Celione David)
– Local: Cruzeiro Brennand
19h30 - Espetáculo “O Pavão Misterioso e o Romance da Donzela’’ - Cia. Cênica Torre de Papel. Direção: Nana Rodrigues
– Local: Teatro Geraldo Alverga
20h - Apresentação do núcleo musical (Farmabase/EESAP)
– Local: Casarão da Cultura Rua Sólon de Lucena
21h - Rachel Costa
– Local: Praça Lima e Moura (Centro)
23h - Aduílio Mendes
– Local: Praça Lima e Moura (Centro)
01h - Sirano & Sirino
– Local: Praça Lima e Moura (Centro)
Dia 27 (Domingo):
6h - II Guarabike Especial Raízes do Brejo
– Local: Parque do Poeta
10h - Missa do Romeiro
– Local: Memorial Frei Damião
15h - Encontro de Fanfarras
– Local: Av. Dom Pedro II
20h - Festival Nordestino de Repentistas
– Local: Teatro Geraldo Alverga
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 25 de novembro de 2022.