Três produtos turísticos da Paraíba integram o novo catálogo de experiências de viagem “Conheça o Brasil — Edição Especial”, produzido pelo Ministério do Turismo (MTur) e lançado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontece até a próxima sexta-feira (21), em Belém (PA).
O catálogo reúne mais de 100 iniciativas turísticas sustentáveis promovidas nas 27 unidades federativas do país, conciliando preservação e desenvolvimento. Da Paraíba, foram selecionadas para o documento as experiências das Trilhas dos Potiguara, no município de Baía da Traição, no Litoral Norte; do Caminho das Ararunas, no Curimataú do estado; e dos Encantos do Rio Paraíba, que abrangem as cidades de João Pessoa, Cabedelo e Santa Rita.
Os projetos são, predominantemente, das modalidades de ecoturismo — focada no uso sustentável dos patrimônios natural e cultural — e de turismo de base comunitária — voltada à valorização dos saberes e das tradições de comunidades locais, que ficam responsáveis pela gestão das atividades. Os produtos foram desenvolvidos por meio do programa Agentes de Roteiros Turísticos (ART), fomentado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Paraíba (Sebrae-PB).
Interiorização do setor é foco de parceria
As Trilhas dos Potiguara propiciam vivências autênticas de imersão na herança cultural dos povos potiguaras, com destaque para danças, artesanato e gastronomia. Seus principais atrativos são o Rio do Gozo, o Ateliê do Índio Severo, a Lagoa Encantada e a Boca da Barra. Já o Caminho das Ararunas convida os visitantes para um passeio por paisagens naturais, cânions e montanhas, conectando Unidades de Conservação (UC) e apresentando, entre suas atrações, a Pedra da Boca, a Pedra da Caveira, a Pedra do Altar e o Rio Calabouço. Por fim, o roteiro Encantos do Rio Paraíba integra tradições ribeirinhas e ecossistemas de mangue, promovendo atividades como navegação, observação de fauna e flora e degustação de culinária típica.
Na avaliação de Regina Amorim, gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae na Paraíba, os três projetos evidenciam o potencial de o estado oferecer, do Litoral ao Sertão, experiências turísticas diferentes e alinhadas a grandes eventos globais. “Acreditar que todo município pode ser turístico já é o primeiro passo para a gente quebrar paradigmas, e isso é possível, sim”, pontua Regina, acrescentando que o Sebrae-PB tem buscado contribuir ainda mais para o empreendedorismo turístico e o desenvolvimento econômico da Paraíba, para além dos destinos de viagem consagrados. “Nosso foco é valorizar o que cada município tem de mais autêntico, gerando oportunidades e fortalecendo os pequenos negócios”, explica.
Atualmente, o Sebrae-PB e o Governo da Paraíba têm avançado na implementação de uma estratégia focada na interiorização do turismo paraibano, visando estimular novos empreendimentos no setor a partir das singularidades de cada um dos 223 municípios do estado.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 19 de novembro de 2025.