grade artística

São João de CG será lançado dia 22

publicado: 13/03/2024 09h37, última modificação: 13/03/2024 09h37
Data do anúncio da programação foi remarcada para contar com a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino
1 | 2
Nesta edição, uma das novidades é a interligação do Parque do Povo, incluindo a pirâmide | Foto: Cláudio Goes
2 | 2
Açude Velho (à dir.), que abrigará apresentações de quadrilhas | Foto: Fabiana Veloso
Parque do Povo_junho_2015_Cláudio_Goes (5).JPG
ensaio_acude_velho_fabiana_veloso (15).JPG

por Giovannia Brito*

O anúncio da grade artística da edição 2024 do Maior São João do Mundo só deverá ocorrerá no próximo dia 22. A coordenação do evento havia, inicialmente, marcado para o dia 18, no entanto, a data foi alterada para poder contar com a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino, e outras autoridades. A festa vai acontecer de 29 de maio a 30 de junho, contando com 33 dias no total.

Durante o anúncio, além dos cantores e bandas que farão parte dos festejos juninos da Rainha da Borborema, será apresentado o novo formato do evento. Duas mudanças encabeçam a edição 2024. A primeira delas é a interligação do Parque do Povo com o Parque Evaldo Cruz, conhecido como Açude Velho. Para isso, está sendo construída uma passarela viabilizando o trânsito das pessoas entre os dois ambientes. Em cima dessa passarela, será construída uma ponte para os veículos que trafegam pela avenida Floriano Peixoto. No Evaldo Cruz também está sendo construído, entre outros equipamentos, o pátio coberto de eventos, local onde as quadrilhas passarão a se apresentar para as competições que ocorrem durante os festejos.

“A obra avança rapidamente, com equipes em diversas frentes de serviço, visando concluir a primeira etapa até maio. Estendemos os horários nos dias úteis, inclusive, aos sábados, e estamos entusiasmados para o Maior São João do Mundo em uma área ampliada, proporcionando mais espaço para a população e os turistas”, explicou o secretário de Obras, Joab Machado. Outra alteração significativa no São João deste ano é o local dos grandes shows. Até o ano passado, eles aconteciam na parte de cima do Parque do Povo. Para tentar comportar um maior número de pessoas, o palco principal volta a ser montado na parte inferior do espaço.

A última edição nesse formato ocorreu em 2013. Com isso, os restaurantes, bares e barracas voltam a ser instaladas no piso superior da arena, como no desenho original do nascimento da festa.

Já estão confirmados para animar os forrozeiros, Alcymar Monteiro, Flávio José, Roberta Miranda, Santanna, Amazan, Ton Oliveira, e do sertanejo Gusttavo Lima. Outro cantor confirmado é o do jovem Nadson Ferinha, anunciado pelo prefeito Bruno Cunha Lima ainda durante a realização do show do artista, no Parque do Povo, no ano passado. Também deverão compor a grade, Xandy Avião, Safadão, Elba Ramalho, Capilé.

Casamento coletivo

Uma dos componentes mais importantes do Maior São João do Mundo é o tradicional casamento coletivo. A Secretaria de Cultura já está trabalhando para que mais uma vez ele aconteça com a participação de, pelo menos, 100 casais. A cerimônia, que conta sempre com a condução de um juiz, será realizada no dia 12 de junho, data de celebração dos namorados e véspera do Dia de Santo Antonio, tido como o santo casamenteiro.

Recentemente o órgão divulgou a lista dos documentos necessários para que os interessados tenham ciência do que precisarão apresentar de forma antecipada. Para o casamento, que tem teor civil, o cartório solicita dos noivos o registro de nascimento, RG, CPF, comprovante de residência. Para divorciados, além da documentação já citada, é preciso também apresentar a cópia da sentença do divórcio e certidão de casamento com averbação de divórcio. Durante as quatro décadas do São João da Rainha da Borborema, cerca de 2,5 mil casais, já participaram  da solenidade do casamento coletivo em CG.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 13 de março de 2024.