Até a próxima sexta-feira, município comemora, com atividades culturais, os 138 anos de nascimento do poeta

Sapé celebra Augusto dos Anjos

publicado: 19/04/2022 09h09, última modificação: 19/04/2022 09h09
MemorialAugusto_antonio_david_0125-2.jpg

Foto: Antonio David

Segue até a próxima sexta-feira (dia 22), a programação elaborada pela prefeitura de Sapé, município do interior da Paraíba, para comemorar os 138 anos do nascimento do poeta e escritor sapeense Augusto dos Anjos.

De acordo com o cronograma gratuito elaborado pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, as atividades acontecem em diversos pontos da cidade como por exemplo, praças, casa de recepções, Biblioteca Municipal e também no Memorial Augusto dos Anjos, localizado na Zona Rural do município. A programação contempla encontros poéticos, mesas redondas, lançamento de livros de autores sapeenses, concertos e apresentações musicais, além da solenidade que irá oficializar a escolha dos patronos da Academia Sapeense de Letras, Artes e Cultura (Aslac).

Para o diretor do Memorial Augusto dos Anjos, Aderaldo Elias, o legado literário deixado pelo poeta, será lembrado pela eternidade, mas se tornou inda mais atual e interessante por causa do período pandêmico vivido nos últimos anos. “Augusto é tão singular, que o título da sua primeira e única obra se chama Eu. Apesar de centenária, ela nunca esteve tão atual por causa da pandemia. Quando pela primeira vez na vida algumas pessoas se sentiram compelidas a estarem a sós consigo mesmas, e mergulharem dentro do seu próprio eu, algo que Augusto o fez com muita propriedade na sua obra”, destacou Aderaldo.

‘A Rosa no Batente’

Dentre os lançamentos literários, um dos destaques é a antologia de crônica A Rosa no Batente (Editora Ideia, 220 páginas, R$ 30), de Aroaldo Maia, que será apresentada amanhã, às 9h, no Memorial Augusto dos Anjos.

“Com cerca de 40 crônicas, essa é a minha segunda obra, que reúne crônicas memorialísticas escritas do ano passado para cá e falam sobre temas diversos, como viagens pessoais, o meu trabalho e relacionamentos”, resume o autor. “A crônica que dá título ao livro se baseia num fato que aconteceu comigo, há 50 anos, quando eu trabalhava perto do Cemitério Senhor da Boa Sentença, na cidade de João Pessoa. Todo dia pela manhã, quando eu chegava ao local para abrir o estabelecimento, eu encontrava uma rosa deixada no batente. Isso continuou acontecendo durante vários dias até que um conhecido me contou que uma menina era quem deixava a rosa no batente e, em seguida, entrava no cemitério. Ele me deu as características fisionômicas dela e a vi, certo dia, saindo do cemitério. Então, resolvi escrever uma crônica sobre esse evento”.

Aroaldo Maia ainda falou que pretende lançar o seu terceiro livro ainda neste ano. “O título é O Flutuador, que é meio filosófico e subjetivo, que também terá crônicas com temas variados e mais de 200 páginas”, detalhou o escritor.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

TERÇA-FEIRA (DIA 19)

14h – Biblioteca Municipal
Lançamento de livros de autores contemplados com a Lei Aldir Blanc
19h – Praça João Pessoa
Encontro poético com ciranda, escritores e alunos do EJA

QUARTA-FEIRA (DIA 20)

9h – Memorial Augusto dos Anjos
Mesa redonda com lançamento do livro de Aroaldo Maia e apresentações dos alunos da EMEIEF – Usina Santa Helena
14h – Memorial Augusto dos Anjos
Apresentação da Banda Santa Cecília e de Ulisses Barbosa

SEXTA-FEIRA (DIA 22)