Notícias

imunização na pb

Saúde alerta para baixa cobertura

publicado: 10/11/2023 09h03, última modificação: 10/11/2023 09h03
No próximo dia 18, será realizado o “Dia D” de vacinação nos 223 municípios paraibanos com a oferta de várias doses
vacinacao_crianca_covid_cg_fabiana_veloso (6).jpg

Equipe da SES faz busca ativa nas residências e chama a atenção da população para que obedeça o cronograma vacinal - Foto: Fabiana Veloso

por Julio Silva*

Apesar do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) contabilizar dados até maio deste ano, a cobertura vacinal de crianças e adolescentes na Paraíba pode ser considerada abaixo da meta, no momento. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está em alerta para a imunização, principalmente para as vacinas que fazem parte do calendário de rotina, e fará um “Dia D” de vacinação no próximo dia 18 de novembro em todos os 223 municípios paraibanos.

Um dos índices que preocupa é a cobertura da vacina ACWY, que previne a meningite bacteriana e é indicada para crianças a partir dos dois meses de idade. De acordo com a assessoria técnica da SES, 28,85% do público-alvo foi vacinado contra a doença. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 80% de cobertura vacinal.

Josineide de Lima-Enfermeira_F. Evandro (2).jpg
Foto: Evandro Pereira
 A busca ativa é feita com crianças de 0 a 14 anos. Os agentes identificam as crianças atrasadas, notificam para a enfermeira e combinam com as mães para vir ao posto. Para ter a certeza de que vieram, os agentes voltam em cada casa - Josineide de Lima

Outros índices de vacinação que estão abaixo de 50% para crianças até um ano, na Paraíba, são os do Rotavírus Humano (49,36%), Meningococo C (48,94%), e da Poliomielite até quatro anos (48,01%).

Unidades de saúde

Uma das estratégias para aumentar os índices vacinais é a busca ativa da população, feita pelos agentes de saúde.

“A busca ativa é feita com crianças de 0 a 14 anos. Os agentes identificam as crianças atrasadas, notificam para a enfermeira e combinam com as mães para vir ao posto. Para ter a certeza de que vieram, os agentes voltam na casa e pedem o cartão de vacinação para ver se as crianças tomaram as vacinas”, explica a enfermeira Josineide de Lima, da Unidade de Saúde da Família Integrando Vidas, que atende os bairros Funcionários e João Paulo II, em João Pessoa.

“Vacina Mais PB” é destaque nacional

O projeto “Vacina Mais Paraíba: estratégias de educação permanente nas ações de imunização do estado da Paraíba” – integrante de uma lista de 42 selecionados entre mais de 1.800 inscritos – foi apresentado quarta-feira (8), em Brasília, na 17ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (ExpoEpi), promovida pela Secretaria de Vigilância em Saúde, órgão ligado ao Ministério da Saúde.

O projeto “Vacina Mais Paraíba” foi implantado pelo Governo da Paraíba com ações voltadas para os profissionais e para a população com o objetivo de ampliar e melhorar os índices de coberturas vacinais no estado.

Um dos exemplos exitosos do “Vacina Mais Paraíba” foi o alcance da meta na campanha de poliomielite em 2022, com uma cobertura vacinal de 100,39%, sendo o primeiro estado a atingir a cobertura vacinal no país. Após 28 dias do início do projeto, diante do baixo índice do alcance da meta da maioria dos municípios, os apoiadores do projeto monitoraram diariamente a campanha junto aos municípios e, em 30 dias de acompanhamento, 188 municípios atingiram a cobertura e, por causa dessa ação, a Paraíba foi o primeiro Estado a alcançar a meta na campanha de poliomielite no ano de 2022.

ExpoEpi - Secom-PB.jpeg
Projeto foi um dos cases de sucesso apresentados na 17ª ExpoEpi Foto: Secom-BP

O trabalho foi apresentado em Brasília pela chefe do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Márcia Mayara. “A ExpoEpi é o maior congresso de epidemiologia do país e um espaço para troca de experiência. É com muita alegria que o projeto Vacina Mais Paraíba foi selecionado entre os 1.812 inscritos. É uma oportunidade de apresentar a efetividade do projeto através dos resultados obtidos e destacar que as ações desenvolvidas objetivaram levar a vacina para toda a população e aumentar as coberturas vacinais”, declarou Márcia.

E acrescentou: “Estamos muito felizes com esse momento onde a Paraíba é destaque nacional, pois foram 1.812 trabalhos inscritos e o da SES ficou entre os 42 aprovados para apresentação oral. Além disso, é um dos três trabalhos nacionais selecionados na temática, junto com os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais”, disse.

Contratação

As ações do projeto contaram com a contratação de 19 enfermeiros apoiadores focais e dois coordenadores de macrorregiões para atuarem junto aos gestores de imunização das gerências, para o fortalecimento das ações de imunização; avaliação e diagnóstico situacional das 1.198 salas de vacina, por meio da aplicação de um monitoramento. Ainda foi realizada uma oficina sobre calendário vacinal com 6.901 agentes comunitários de saúde, bem como a construção e implantação de procedimentos operacionais padrão.

O projeto ofertou também uma oficina de boas práticas e atualização do calendário vacinal com 2.322 profissionais da atenção primária à saúde e gestores de imunização nas salas de vacina. Além da capacitação de 252 profissionais em sistemas de informação da imunização e o monitoramento diário da vacinação nos períodos de campanha e vacinas de rotina. Além de todas essas iniciativas realizadas pela SES, entre o primeiro e segundo semestre de 2022, verificou-se uma melhoria dos resultados na cobertura vacinal em crianças menores de um ano de idade.

Criação

O Projeto Vacina Mais Paraíba foi lançado em 2022 e tem como propósito trabalhar no desenvolvimento de ações de fortalecimento em três eixos: qualificações - para o fortalecimento da operacionalidade dos imunobiológicos pela assistência; comunicação - fortalecendo a importância da vacinação, estabelecendo uma rede de colaboração interinstitucional para buscar a melhoria da cobertura vacinal e sistemas de informação - aprimorando o fluxo de registro, análise e trabalho com os dados vacinais.

A iniciativa já foi premiada no 7th Internacional Symposium on Inmunobiologicals (7º Simpósio Internacional de Imunobiológicos), realizado em maio de 2023, no Campus da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro.

Saiba Mais

Cobertura vacinal em crianças até um ano na Paraíba (dados de janeiro a maio de 2023)

BCG 57,85%
Rotavírus humano 49,36% 
Rotavírus humano 48,94%
Penta 52,44%
Pneumocócica 51,96%
Poliomielite 52,71%
Febre amarela 43,29%
Hepatite A 53,43%
Tríplice viral (1ª dose) 57,82%

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde - SES/PB

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 10 de novembro de 2023.