bivalente

Saúde orienta nova dose de reforço

publicado: 12/12/2023 08h51, última modificação: 12/12/2023 08h51
Imunização é recomendada para evitar que quadro epidemiológico da Covid-19 não se altere na Paraíba
vacinação_final_do_ano-foto-edson_matos (8).jpg

Em João Pessoa, uns dos pontos fixos de maior procura pela população são o Home Center Ferreira Costa e os Shoppings Sul e Tambiá - Foto: Edson Matos

por Sara Gomes*

Com o aumento no número de casos da Covid-19 e a chegada das festividades do final do ano, o Ministério de Saúde recomenda uma nova dose de reforço da Bivalente para pessoas com 60 anos ou mais e imunossuprimidos acima de 12 anos que tenham recebido a última dose da vacina há mais de seis meses. A recomendação para administração da nova dose de reforço veio por meio de nota técnica da Secretaria Estadual de Saúde (SES), diante dos riscos de surgimento de novas variantes, que podem, repentinamente, alterar o cenário epidemiológico da doença.

Profissionais de saúde alertam que as fake news do movimento antivacina continuam atrapalhando a adesão à imunização

O coordenador de Imunização de João Pessoa, Fernando Virgulino, enfatiza a importância de proteger a população através do calendário vacinal para que surjam internações e óbitos advindos da Covid-19. “Observou-se um aumento no número de casos no cenário epidemiológico, então se faz necessário estar com o calendário vacinal em dia. É importante ter uma conduta preventiva através da vacinação, não devemos dar chance da doença voltar  Essa é a recomendação e veio para ficar”.

No último sábado, a Prefeitura de João Pessoa disponibilizou três pontos móveis de vacinação para aplicação da dose de reforço da vacina Bivalente contra Covid-19 e a atualização da caderneta para os demais imunizantes. Os pontos fixos como Home Center Ferreira Costa, Shopping Sul e Shopping Tambiá são os pontos de maior adesão do público.

Dose para Covid-19 no calendário nacional

A partir do próximo ano, o chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa, Fernando Virgulino acredita que a vacinação contra a Covid-19 fará parte do calendário nacional nos moldes da Influenza. “Vão existir grupos prioritários para a vacinação. Essa é a perspectiva do Ministério da Saúde, vacinar o público mais vulnerável ao adoecimento e complicações da doença”, adiantou.

Fake News

As fake news do movimento antivacina continuam atrapalhando a adesão das pessoas à vacinação após a pandemia. A técnica de enfermagem, Ana Karollyne Paulino, conta que a maioria dos usuários do SUS vem tomar a vacina de rotina, no entanto, a equipe orienta sobre a importância de incluir a da Covid-19. “A gente tenta convencer a população a tomar vacina da Covid-19, mas depende muito da consciência de cada um”, disse Virgulino.

O idoso Antônio Espínola Marinho, 71 anos, veio buscar seus remédios para pressão arterial na USF Integrando Vidas, no bairro João Paulo II, e aproveitou a oportunidade para se vacinar com a 1ª dose da Bivalente. “ Eu vi na televisão que iam começar a disponibilizar a vacina Bivalente. Como os casos de viroses e Covid-19 estão voltando discretamente, o Ministério da Saúde recomenda a vacinação para prevenir um novo surto da doença, principalmente, nas festas de fim de ano”, contou.

A dona de casa, Sandra da Silva, 53 anos, foi tomar a Bivalente, porém, como estava com infecção urinária e teve febre ontem, a técnica de enfermagem recomendou voltar na segunda-feira. “Sei da importância da vacinação, pois sou enfermeira”, declarou.

Cartão de vacina

Para ter acesso à vacina contra Covid-19, o usuário deve apresentar um documento oficial, cartão do SUS e o cartão de vacina, que comprove outras doses do imunizante. Quem não estiver com o cartão em mãos, pode acessar o aplicativo Conecta Sus, onde registra todas as doses da Covid-19 aplicadas. Para receber doses contra Influenza e demais vacinas, é necessário levar o cartão de vacina, Cartão SUS e um documento oficial com foto. “Caso não tenha mais o cartão de vacina, o atendente faz um novo cartão”, disse.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 12 de dezembro de 2023.