Por causa da pandemia de covid-19, a orientação é que festas públicas que gerem aglomerações sejam canceladas

Saúde recomenda que festejos de fim de ano sejam evitados

publicado: 26/11/2021 08h41, última modificação: 26/11/2021 08h41
20200217_centro de trauma do idoso_geraldo medeiros © roberto guedes (22).tif

Secretário Geraldo Medeiros: “Qualquer tipo de aglomeração em megaeventos não é recomendável neste momento”

tags: Saúde , recomenda , festejos , fim de ano , sejam evitados

por Juliana Cavalcanti*

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) recomendou que qualquer tipo de aglomeração seja evitada durante o Réveillon. Além disso, caso o cenário da pandemia da covid-19 ainda seja preocupante, o mesmo alerta vale também para o Carnaval 2022. Por enquanto, algumas prefeituras paraibanas aguardam a publicação de novos decretos que autorizam ou não a realização destas festas. Porém, a expectativa é de cancelamento na maioria das cidades.

“Nós nos reunimos com os secretários Municipais da grande João Pessoa e vamos nos reunir novamente para definir o Réveillon e depois o Carnaval. Qualquer tipo de aglomeração em megaeventos não é recomendável neste momento”, declarou o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros.

Ele lembra que o Réveillon é uma festa que não tem como controlar a utilização de máscaras nem a obediência ao distanciamento. Por isso, aconselha que a população evite qualquer tipo de aglomeração. “Não é recomendado no momento que ainda temos uma taxa de transmissão em alguns municípios acima de um”, completou.

No último dia 24, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena anunciou que João Pessoa terá festa de Réveilon e ainda antecipou que acredita na realização do Folia de Rua e Carnaval 2022. O mesmo posicionamento é seguido, por exemplo, pela Prefeitura de Soledade, onde o prefeito Geraldo Moura confirmou a festa de Réveillon e destacou que os indicadores da doença permitem que o evento aconteça. Conforme o gestor, no dia 31 de dezembro terá uma barreira sanitária para quem quiser entrar no ambiente da festa.

Em Cabaceiras, por sua vez, a expectativa é que também seja realizado o Réveillon e segundo a secretária de Turismo, Mércia Vieira, será uma festa com público reduzido. “Ainda não está confirmado, mas geralmente as festas têm um público pequeno. O Réveillon se tudo der certo será na praça pública”, informou.

Ja na cidade de Conde, no Litoral Sul da Paraíba, o assessor técnico da Secretaria de Turismo (Setur), Felipe Jardim, afirmou que as festas da virada de ano e de Carnaval ainda estão confirmadas, porém aguardam a posição oficial do Governo do Estado. Caso, as festas ocorram, o planejamento inclui reforçar todas as medidas de prevenção e protocolos sanitários. “Se não tiver nenhum decreto restringindo faremos, porque tudo indica é que seja algo impedindo as aglomerações e fogos no Litoral. Se isso, realmente acontecer, vai ser mantida a programação musical, se for permitida também”, revelou.

Prefeituras cancelam Réveillon

Várias cidades já anunciaram o cancelamento de festejos de final de ano e de Carnaval. A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bayeux informou que a expectativa é que não ocorram festividades com grande público para o fim de ano da cidade, portanto sem shows abertos a população. O Carnaval ainda não foi decidido.

Em Jericó, no Sertão do Estado, o secretário de Turismo e Esportes, Teta Maia, afirmou que a pretensão é que estas festa não aconteçam por causa do vírus. O mesmo posicionamento será adotado em Patos. “Estamos trabalhando para fazer o nosso São João. Não existem previsões para ano novo nem Carnaval”, declarou o secretário de Comunicação, Ulisses Neto.

O prefeito de Cajazeiras, José Aldemir, declarou que o município não realizará eventos no fim do ano nem no Carnaval. “A recomendação é que todo mundo fique em casa”, comentou.

Apesar de já terem confirmado o cancelamento do Réveillon, algumas prefeituras estudam a organização do Carnaval 2022. Segundo o secretário de Turismo e Eventos de Baía da Traição, no Litoral Norte do Estado, Josias Viana, este ano não haverá comemorações de Réveillon na cidade, porque foi definido que apenas serão retomados os eventos públicos a partir do Carnaval.

Segundo o secretário, a ideia é observar como será essa retomada. Porém, neste final de ano, a cidade está aberta aos visitantes e festas privadas são permitidas. Ainda haverá a tradicional queima de fogos e a decoração natalina. Depois do Carnaval, a expectativa é voltar os eventos promovidos pela prefeitura.

A Prefeitura de Campina Grande, por sua vez, aguarda a publicação do novo decreto estadual. Até o momento, seguem confirmados o Natal Iluminado (abertura no dia 4 de dezembro) e o Carnaval da Paz que inclui eventos religiosos, filosóficos e culturais.

Apesar de ter sido a primeira cidade a declarar o cancelamento dos shows de fim de ano, Cabedelo, cogita a realização do Carnaval. “Caso tudo corra bem, realizaremos, mais uma vez, o maior Carnaval da história de Cabedelo”, afirmou o prefeito Vitor Hugo em comunicado.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 26 de novembro de 2021