Por meio do projeto Viva o Centro, o Governo da Paraíba e a Prefeitura de João Pessoa estão empenhados em impulsionar a geração de novas oportunidades de negócios no centro da cidade com o objetivo comum de atrair novos empreendimentos e moradores. Para que a revitalização proposta para a região vire realidade, ações de segurança serão implantadas na área. Como parte desse planejamento, 85 novas câmeras de monitoramento serão instaladas no local, que também receberá novas delegacias, a exemplo da Delegacia da Mulher – Zona Norte.
No âmbito do policiamento preventivo, a Polícia Militar vai reforçar sua atuação por meio da criação das patrulhas do Comércio Seguro e de Defesa do Patrimônio Histórico. Segundo o coronel Eduardo Alves Timóteo, comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar, a instituição também desenvolve um trabalho social voltado à comunidade do bairro do Varadouro, que é fundamental para reduzir a criminalidade na área. Também será intensificado o policiamento de trânsito, com a presença do Batalhão de Trânsito (BPTran) nas imediações, “para garantir que o centro seja mais habitado pela segurança”.
União
Além dos estímulos à cultura, habitação e ao comércio previstos no Viva o Centro, a iniciativa das forças policiais busca combater a sensação de insegurança, que tanto afasta o paraibano do centro de João Pessoa. “As forças de segurança pública fazem parte desse projeto, que irá reforçar ainda mais o policiamento na área. Trata-se de uma união de forças, estaduais e municipais, para mudar esse cenário de abandono, tanto pelo mercado imobiliário quanto pelo consumidor”, explica.
Antiga Codata vai abrigar delegacias
O centro de João Pessoa receberá ainda novidades importantes na área da segurança pública, incluindo uma nova central de Polícia Civil e um Núcleo de Identificação. De acordo com a delegada da seccional da zona norte, Andréia Melo, o equipamento será instalado no antigo prédio da Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata) e abrigará diversas delegacias.
“Teremos uma Central de Flagrantes 24 horas, a 2ª Delegacia Distrital, a Delegacia de Atendimento ao Idoso e a 1ª Delegacia Seccional de Polícia Civil, da qual sou gestora, isso sem falar no setor de identificação. Será aquele trânsito constante de polícia, tanto civil como militar”, explica a delegada. O projeto está em fase final de licitação e a expectativa é que no próximo já seja inaugurado.
Como forma de trazer a população de volta ao centro da cidade, outra mudança prevista no Viva o Centro inclui a transferência da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Cidadania para o antigo prédio da prefeitura na região. O secretário da pasta, Dudu Soares, destaca que o processo para a instalação já está em andamento. “O edital de licitação já foi aberto e a gente fica muito feliz de dar o pontapé inicial ao projeto para resgatar a história da nossa cidade”, finaliza.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 04 de maio de 2024.