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Lombadas eletrônicas multam 17 mil motoristas em oito meses

publicado: 23/09/2017 00h05, última modificação: 25/09/2017 08h58
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Equipamentos de fiscalização eletrônica de velocidade estão instalados em vários pontos da BR-230 - Foto: Edson Matos

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Marcos Lima 

Os equipamentos de fiscalização eletrônica de velocidade no Estado da Paraíba constataram nos oito primeiros meses deste ano, 17.290 infrações de trânsito, a maioria, excesso de velocidade. Os dados são do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Regional Paraíba (Dnit-PB). O equipamento com maior número de infrações registradas é o radar fixo do km 16,3 da BR-230 (próximo ao Shopping do Automóvel).

De acordo com Ítalo Marques Filizola, analista de infraestrutura de transportes e serviço de engenharia - Supervisão de Operações, apesar dos números, o órgão tem estatísticas de que está havendo uma redução no número total de acidentes, bem como do número de acidentes com feridos e mortos, o que tem gerado uma economia de R$ 15 milhões apenas de um ano para o outro, conforme relatório de pesquisa de acidentes de trânsito nas rodovias federais brasileiras.

“O controle de velocidade é mais uma iniciativa do Dnit para aumentar a segurança dos usuários de rodovias federais, definido a partir de estatísticas da autarquia. Em todo o mundo, diversos estudos comprovam as vantagens da redução da velocidade para um trânsito mais seguro”, afirma Ítalo Filizola, em relatório elaborado por ele sobre fiscalização eletrônica.

Novas passarelas

Até fevereiro de 2020, a BR 230, entre os km 0,0 e o km 28,1 (trajeto Cabedelo ao Viaduto Ivan Bichara, em Oitizeiro), vai ganhar 13 novos viadutos em terra armada, 14 passarelas e contenções, sinalização e segurança e paisagismo. Trata-se, de acordo com o Dnit-PB, da adequação da capacidade da BR 230. A obra está orçada em R$ 267.783.155,32. A construção em alguns locais já foi iniciada, a exemplo da passarela enfrente a Faculdade Iesp, que foi delegada para o Governo do Estado devido a sua urgência.

O projeto prevê também a implantação de terceira faixa de rolamento e vias marginais, implantação de interseções em mesmo nível e em níveis diferentes e retornos operacionais, restauração de pista existente, alargamento de viadutos e pontos existentes.