Supermercados da PB retiram lotes de carne suspeita das prateleiras

publicado: 24/03/2017 00h05, última modificação: 24/03/2017 08h31
Operaçao Carne Fraca.jpg

A recomendação para a retirada dos produtos foi do Ministério Público da Paraíba, que reuniu representantes dos supermercados e das vigilâncias para discutir a qualidade da carne consumida na PB - Foto: Evandro Pereira

tags: operação carne fraca , paraíba , supermercados , ministério público da paraíba , procon

José Alves

Os supermercados Carrefour, Extra, Açaí e Pão de Açúcar começaram a retirar de suas prateleiras produtos oriundos das empresas investigadas na Operação Carne Fraca. A recomendação foi do Ministério Público da Paraíba (MP-Procon), que realizou na manhã de ontem uma reunião para discutir a qualidade da carne que é consumida pelos paraibanos. Segundo o diretor-geral do órgão, promotor Glauberto Bezerra, todas as grandes redes de supermercados da Paraíba já têm a segregação dos produtos suspeitos. Por conta da Operação Carne Fraca, todos os matadouros e frigoríficos da Paraíba serão alvo de investigações da Agevisa.

“O objetivo da ação do MP-Procon é proteger o cidadão e cabe à Agevisa e às secretarias de vigilância municipais a fiscalização desses produtos. Nossa etapa de ação foi analisar o problema e congregar as instituições para a proteção concreta e efetiva do consumidor, dentro do programa de prevenção de acidentes à saúde”, explicou Glauberto.

Ele disse ainda que o MP-Procon recomendou a retirada dos produtos apenas das empresas investigadas, porque se acontecer um problema de venda de carne indevida, o supermercado que vendeu o produto também passará a ser responsável. A informação da Agevisa é que um plano de ação já foi elaborado para que os matadouros e frigoríficos sejam fiscalizados em todos os municípios do Estado.

O gerente executivo de Defesa Agropecuária da Paraíba, Rubens Tadeu, afirmou que os abatedouros públicos e privados existentes no Estado são sempre fiscalizados juntamente com o serviço de inspeção estadual. Já o vice-presidente da Associação dos Donos de Supermercados da Paraíba, Cícero Bernardo, afirmou que os paraibanos podem ficar tranquilos porque a maioria dos supermercados da Paraíba trabalha com carne que vem dos matadouros da Capital.

“Podem confiar na carne que é vendida nos supermercados da Paraíba porque os produtos vendidos em nossas lojas, principalmente a carne, são de qualidade, e todos são inspecionados pelos órgãos de vigilância competentes”, afirmou Bernardo.

Orientação

O diretor do Carrefour nos Bancários, João Emanuel Silva, informou que as lojas Carrefour receberam, segunda-feira passada, uma orientação da matriz para que fossem segregadas todas as mercadorias das fábricas investigadas. Nas unidades de João Pessoa, foram encontradas mercadorias de duas das 21 fábricas investigadas, e já foram retirados das prateleiras 102 quilos na unidade dos Bancários e 99 quilos na unidade do Bessa.

Ainda segundo o diretor, a identificação das fábricas ocorreu pelo Selo de Inspeção Federal (SIF). Os produtos eram das fábricas BRP, em Mineiros, no estado de Goiás, e da JBS, no município de Lapa, no Paraná. Ele ressaltou que, até o momento, não houve determinação para a retirada dos produtos, mas o Carrefour já fez a retirada preventiva e bloqueou preventivamente o recebimento de produtos das fábricas investigadas pela Operação Carne Fraca.

A reunião no MP-Procon sobre a questão da qualidade da carne que é vendida na Paraíba aconteceu na manhã de ontem, na sede do órgão, no centro de João Pessoa. O evento contou com a participação de representantes da Associação dos Donos de Supermercados da Paraíba, da Vigilância estadual e municipal e de Procons, além da Secretaria da Agricultura do Estado.