Em João Pessoa

Tarifa de ônibus vai para R$ 4,90

publicado: 29/01/2024 09h11, última modificação: 29/01/2024 09h11
Novo valor foi definido após reunião do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana e já começa a valer amanhã
PARADAS DE ÔNIBUS-F-ORTILO ANTONIO (10).jpg

Até hoje, o pessoense ainda poderá desembolsar R$ 4,70 para utilizar o transporte público coletivo em João Pessoa - Foto: Ortilo Antônio

por Italo Arruda*

A tarifa de ônibus de João Pessoa vai ser reajustada em 20 centavos, saltando de R$ 4,70 para R$ 4,90, a partir de amanhã. O novo valor foi aprovado ontem pelo Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (CMMU) por 12 votos a um, durante reunião realizada na sede da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) da capital. O reajuste representa um aumento de 4,2%. Para entrar em vigor, é necessária a sanção do prefeito.

O aumento acontece menos de um ano depois do último acréscimo no valor da passagem de ônibus, quando a tarifa saiu de R$ 4,40 para R$ 4,70, em março do ano passado. De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (Sintur-JP), a alta “reflete a crise no setor de transporte de passageiros, conforme dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT) que indicam uma inflação de 7,14% no setor em 2023”. Além disso, segundo informou o Sintur-JP, o principal fator responsável pelo aumento de preços no setor foi o diesel, que registrou queda de 7,84% no ano passado.

“Temos a necessidade de um debate mais profundo sobre o transporte público, já que outras 22 capitais no Brasil e diversas no mundo já adotaram subsídios para mitigar o valor da tarifa. Com esse ajuste, estamos alinhados com o compromisso de melhorar o transporte coletivo em João Pessoa, dando continuidade a uma série de investimentos”, afirmou Isaac Júnior, diretor-institucional do Sintur-JP.

DCE

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi a única entidade do CMMU a votar contra o aumento. Em nota, a entidade estudantil disse que convidou o superintendente da Semob-JP, Expedido Leite Filho, para uma audiência pública a fim de debater o preço da passagem, para “que ele entendesse que o valor, pela qualidade do transporte, não é razoável”, mas não teve nenhum retorno.

“Quase 70 cidades do Brasil já aderiram ao prasse livre, Fortaleza mais recentemente”, diz trecho da nota enviada pelo DCE que, mais adiante, informa que a realidade de João Pessoa é bem diferente. Além disso, o documento informou que a representação estudantil foi convocado para participar da reunião somente um dia antes da votação, “estrategicamente no mês de janeiro, no período de recesso escolar e universitário”.

Renovação da Frota

O Sintur-JP também anunciou que a frota de transporte coletivo de João Pessoa será renovada, passando a operar com 430 veículos - já contando com os veículos da frota alternativa “Geladinho”.

Conforme o anúncio, está prevista, para o primeiro trimestre deste ano, a implantação de 35 novos ônibus.

“A frota será reforçada para atender a uma demanda de 190 mil passageiros por dia, distribuídas em 79 linhas”, diz o comunicado do Sintur-JP.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 27 de janeiro de 2024.