movimento rodoviário

Terminal de JP supera expectativas

publicado: 26/06/2024 08h55, última modificação: 26/06/2024 08h55
Embarques aumentaram 17,5%, em relação ao mesmo período de 2023, com destaque para viagens ao interior
423423.jpg

Mais de 18 mil pessoas passaram o feriado em cidades como Campina Grande (e entorno), Bananeiras, Santa Luzia, Patos e Cajazeiras | Foto: Leonardo Ariel

por Samantha Pimentel*

Os festejos juninos movimentam a economia de várias cidades do Nordeste, aumentando a ocupação em hotéis, bares e restaurantes, além do fluxo de viagens com destino às cidades onde as festas são mais tradicionais. Nesse feriado de São João, no Terminal Rodoviário Severino Camelo, em João Pessoa, a expectativa era de que haveria 20 mil embarques — mas esse número foi superado. De 20 a 24 de junho, embarcaram cerca de 23,5 mil pessoas no local, com destino, principalmente, para cidades como Campina Grande (e entorno), Bananeiras, Santa Luzia, Patos e Cajazeiras.

"Normalmente, a saída interestadual é maior. No entanto, neste mês, tivemos cerca de 18,3 mil passageiros para dentro do estado"
- Sabrina Dellaqua

Segundo informações da Socicam, empresa responsável pela administração do Terminal Rodoviário da capital paraibana, somente na sexta-feira (21), quase sete mil pessoas embarcaram no local. Já na sexta (22), os embarques foram de quase seis mil passageiros.

A maior parte da procura foi por viagens intermunicipais, segundo Sabrina Dellaqua, gerente da empresa. “O número de passageiros que saiu do estado foi muito pouco, comparado às saídas intermunicipais — e, normalmente, a saída interestadual é maior. No entanto, neste mês, tivemos, por exemplo, cerca de 5,2 mil passageiros para fora do estado, entre os dias 20 e 24. O restante, cerca de 18,3 mil passageiros, foi para dentro do estado. As pessoas procuram as cidades do interior por causa das festas mais tradicionais”, destacou.

A doméstica Raimunda Barbosa da Silva, natural de João Pessoa, mora em Recife, mas veio passar o feriado de São João com a família. Ela estava retornando para a sua casa, na manhã de ontem, e contou que a empresa de transporte tinha muita procura e poucas passagens ainda disponíveis. “Está lotado. Agora só tem ônibus às 11h e ao meio-dia”, disse.

Já outras pessoas procuraram destinos mais tranquilos, longe das festas, para descansar no feriadão. Foi o caso da aposentada Ivonete da Costa Souza, que viajou para Pitimbu. Por ter atendimento prioritário, devido à sua saúde, ela não teve problemas para comprar a passagem. “Estava com minha filha, nesse feriado, e aproveitei para descansar. Não gosto das festas,  tem muita bagunça, muita zuada”, afirmou.

A estimativa da Socicam é de que mais de 92,5 mil passageiros embarquem na rodoviária da capital paraibana, até o fim deste mês. Quanto aos desembarques, a administração do Terminal Rodoviário afirmou que não é feito o controle do número exato de pessoas que chegam a João Pessoa durante esse período, mas a estimativa é de que 65 mil passageiros desembarquem no mês de junho.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 26 de junho de 2024.