Notícias

Projeto está sendo desenvolvido pelo Laboratório Pedagógico: Saúde, Esporte e Lazer de Educação Física

UEPB oferece musculação a crianças

publicado: 04/07/2022 09h11, última modificação: 04/07/2022 09h11
Projeto de musculação para jovens a partir dos 11 anos (5) foto secom.JPG

Foto: UEPB/Divulgação

Uma iniciativa inédita que eleva a autoestima, torna a mente saudável, contribui para melhorar a qualidade de vida e proporciona a consciência corporal. Estes são alguns dos benefícios do projeto pioneiro Musculação Infantil, desenvolvido pelo Laboratório Pedagógico: Saúde, Esporte e Lazer que faz parte do programa de extensão do Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

A iniciativa oferece a crianças e adolescentes a partir de 11 anos aulas gratuitas de musculação, uma modalidade esportiva onde não é muito comum ver os mais jovens praticarem.

Coordenado pelo professor Andrei Lopes, especialista em musculação infantil e docente na Universidade desde 2012, o projeto tem quebrado paradigma e despertado nos mais jovens o gosto pela musculação.

O professor lembrou que a musculação para crianças e adolescentes é recomendada pela Sociedade Brasileira de Pediatria e ressaltou que ainda há muito tabu em volta do tema, principalmente depois da decisão do Conselho Federal de Medicina de 1999 que havia rejeitado a prática de musculação para crianças.

A partir dessa decisão, Andrei Lopes, juntamente a alguns pesquisadores na área, conseguiram, em 2001, que o site do Conselho fosse atualizado com novas informações sobre a prática esportiva e não mais condenando a musculação infantil. “Hoje, em 2022, as pesquisas e a prática mostram que, quando bem orientada, a musculação é muito benéfica para os pequenos, desenvolvendo a consciência corporal, força, flexibilidade e coordenação motora. Isso sem falar nos benefícios para a sociabilização e saúde mental da criança” destacou o docente.

O docente ainda contou que um dos benefícios do projeto foi sentido pelo advogado Paulo Locatto, que tem três filhos e todos eles frequentam as aulas semanais de musculação infantil no Departamento de Educação Física.

Um dos filhos de Paulo está dentro do espectro autista e, de acordo com ele, a musculação é uma grande aliada no progresso cognitivo do garoto. “Ele já havia praticado judô e gostava bastante, mas na musculação ele precisa se concentrar mais para realizar o movimento correto e, além disso, é algo que ele faz com outras crianças, observando o que elas estão fazendo e interagindo”, relatou.

Mesmo com uma aceitação maior, tanto no meio social como no científico, a musculação infantil continua causando certo estranhamento. Para o professor Andrei Lopes, “ver uma criança fazer uma série no supino é tão impressionante quanto raro”. Ainda sobre os benefícios da iniciativa, o professor enfatizou que “fisicamente, a musculação melhora a força, estimula o crescimento, melhora a densidade dos ossos, prevenindo lesões e até mesmo fraturas ou osteoporose no futuro”. Também é amplamente recomendada para o controle de peso corporal. Inclusive temos recebido muitas crianças com sobrepeso ou obesidade, indicadas por pediatras.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 4 de julho de 2022.