Consulta prévia

UFPB realiza eleição para Reitoria

publicado: 25/04/2024 08h48, última modificação: 25/04/2024 08h48
Votação, hoje, em todos os campi é subsídio para elaboração de lista tríplice a ser enviada à Presidência da República
UFPB_AnglicaGouveia.jpg

Professores, servidores técnico-administrativos e estudantes vão às urnas hoje para escolher entre candidatos de três chapas | Foto: Angélica Gouveia/UFPB

Professores, servidores técnico-administrativos e estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) definem hoje, em consulta prévia, quem eles desejam que assuma os postos de reitor e vice-reitor da instituição de 2025 a 2028. A votação é presencial e acontece em urnas eletrônicas, das 8h às 21h, em todos os campi do estado.

Ao todo, mais de 46 mil membros da maior instituição de ensino superior da Paraíba estão aptos para votar. Os votantes devem conferir o local e seção de votação correspondente na listagem de eleitores disponibilizada pela Comissão Especial.

Disputa

Três chapas concorrem aos cargos de reitor e vice-reitor. A chapa 1, intitulada “UFPB: inovação com inclusão”, é composta pelas professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega. A chapa 2, “Conecta UFPB”, tem como representantes os professores Lucídio dos Anjos Formiga Cabral e João Euclides Fernandes Braga. Já a chapa 3, chamada “Avança UFPB”, é formada pelos professores Valdiney Gouveia (atual reitor) e Rita de Cássia Pereira.

Logística

Segundo a Comissão Especial da UFPB, as salas que abrigam as urnas eletrônicas foram indicadas pelas administrações setoriais e receberam vistorias. Instalações elétricas foram checadas, de forma a garantir o bom funcionamento dos equipamentos durante a consulta prévia.

As urnas eletrônicas estarão posicionadas em salas localizadas em cada um dos 17 centros de ensino, incluindo as unidades que ficam no Distrito Industrial de Mangabeira e em Santa Rita. No campus de João Pessoa, além desses centros, outros locais estratégicos receberão as urnas, como o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), a Biblioteca Central (BC), a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), o Colégio de Aplicação - Escola Educação Básica (CAP/EEBas), a Reitoria e o prédio das superintendências.

Ainda de acordo com a Comissão Especial, serão utilizadas 81 urnas, sendo 78 eletrônicas e três convencionais, nas quais o voto será registrado manualmente. Nos equipamentos manuais, votarão profissionais residentes vinculados ao Centro de Ciências Agrárias (CCA), em Areia, e aos centros de Ciências Médicas (CCM) e da Saúde (CCS), em João Pessoa.

“Os dados dos profissionais residentes estão em outro sistema, diferente do SIGAA e do SIGRH, do qual foram extraídas as informações sobre os votantes que foram inseminadas nas urnas eletrônicas. Por esse motivo, eles votarão nas convencionais, que também receberão eventuais votos de docentes, técnicos-administrativos e estudantes cujos nomes não estejam cadastrados nas urnas eletrônicas, mas que provem o vínculo com a Universidade”, explica o servidor técnico-administrativo e membro da Comissão Especial, Ednaldo Alves Costa.

Votação

O processo de votação será semelhante ao que ocorre durante as eleições comuns. Primeiramente, o eleitor identifica-se ao mesário da seção com um documento original com foto. Cumprida essa etapa, ele deve se dirigir à cabine, onde estará instalada a urna eletrônica, e digitar o número da chapa (1, 2 ou 3) em que deseja votar. Logo após a escolha do número, a tela da urna exibirá os nomes e as fotografias dos candidatos escolhidos. Se as informações estiverem corretas, o eleitor deve apertar a tecla verde (“confirma”). Caso contrário, ele deve pressionar a tecla laranja (“corrige”) e digitar novamente o número escolhido.

Para votar em branco, é necessário apertar a tecla “branco” e, em seguida, a tecla verde (“confirma”). O voto será anulado caso o eleitor digite um número diferente de 1, 2 ou 3 e confirme com a tecla verde. Após o eleitor registrar seu voto, a urna emite um sinal sonoro forte e prolongado, e a tela exibe a mensagem “fim”. O votante deve sair da cabine de votação e liberar a seção para o próximo da fila.

Como o voto é secreto, não será permitido o acesso às cabines de votação com dispositivos móveis, como celulares, tablets e outros aparelhos eletrônicos. O eleitor deverá deixar os dispositivos com os mesários. De acordo com o presidente da Comissão Especial, Jailson José Gomes da Rocha, a apuração e totalização dos votos serão iniciadas logo após o fechamento das urnas, com transmissão ao vivo pela TV UFPB, direto da Secretaria dos Órgãos Deliberativos da Administração Superior (Sods).

O percentual de votação final de cada candidatura será obtido pela média ponderada dos percentuais alcançados em cada segmento, sendo o peso de um terço para estudantes, um terço para servidores técnico-administrativos e um terço para professores.

Resultado

O resultado da consulta pode sair ainda no dia de hoje. A consulta prévia à comunidade acadêmica é um subsídio à elaboração da lista tríplice, que será enviada à Presidência da República. Na votação, professores, servidores e estudantes manifestam preferência por determinado candidato, mas a vantagem nas urnas não assegura que o vencedor seja nomeado reitor. Nas eleições passadas, por exemplo, o atual administrador da universidade, Valdiney Gouveia, foi o último colocado na votação. No entanto, acabou sendo escolhido pelo então presidente, Jair Bolsonaro.

Através do link, consulte seu local de votação

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 25 de abril de 2024