SÃO JOÃO

Um arraial na Praia de Cabo Branco

publicado: 10/06/2024 08h48, última modificação: 10/06/2024 08h52
Pela primeira vez na orla marítima, Festival Municipal de Quadrilhas acontece com cinco apresentações por dia
1 | 2
Uma arena de 10 mil m², com capacidade para 15 mil pessoas, foi instalada na altura do Busto de Tamandaré | Foto: Carlos Rodrigo
2 | 2
Além das quadrilhas, a programação também terá várias apresentações musicais | Foto: Daniel Silva/Funjope
Festival municipal de quadrilhas juninas (6).jpeg

por Priscila Perez*

Se visse a estrutura que está sendo montada na Praia de Cabo Branco para receber o Festival Municipal de Quadrilhas Juninas de João Pessoa, o mestre Dominguinhos diria: “Isso aqui tá bom demais!”.

E vai ficar ainda melhor, a partir da próxima segunda-feira (10), quando o espaço será tomado pelo clima de São João, com mais uma edição do festival promovido pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), em parceria com a Liga das Quadrilhas Juninas da capital. Serão cinco quadrilhas por noite, até a próxima quinta-feira. No dia 14, haverá os desfiles dos destaques juninos.

O evento contará com uma arena de 10 mil m², com capacidade para 15 mil pessoas. Instalada na altura do Busto de Tamandaré — mesmo local onde ocorreu o Forró Verão, em janeiro passado —, a arena também será palco da etapa estadual de quadrilhas, entre os dias 15 e 19 deste mês. Será a terceira edição do Festival Municipal de Quadrilhas Juninas de João Pessoa — e a primeira vez que ele acontece na orla pessoense. Nas edições anteriores, a festa foi realizada no estacionamento do Estádio Almeidão.

Segundo o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, a mudança é importante para dar mais visibilidade às quadrilhas juninas e ao próprio evento. “Dessa forma, podemos acolher melhor o morador de João Pessoa e o turista que nos visita. Estamos capacitados para realizar um belíssimo festival”, celebra. Ele acrescenta que a nova localização facilita o acesso das torcidas e das quadrilhas, além de ser um atrativo a mais para o turista, considerando que o Busto de Tamandaré é um point icônico na cidade.

Ao todo, serão cinco dias de apresentações de quadrilhas juninas. Na área que irá receber o festival estão sendo montados o pavilhão, a arquibancada e 25 banheiros químicos. O local também contará com praça de alimentação e um espaço com acessibilidade, onde serão disponibilizadas cadeiras para o público. A expectativa é de que tudo isso esteja pronto até a véspera dos festejos.

Programação

Além das quadrilhas, a programação está recheada de apresentações musicais. A festa no Busto de Tamandaré começa na segunda-feira, com o show de Valquíria Santana. No dia 11, os destaques são Rainhas da Farra e Forró Saudade. Já na quarta-feira, o show será de Myra Maya. E, para fechar o festival, Amanda & Ruana e Tiago Arraes sobem ao palco, no dia 13. A noite seguinte, por sua vez, será dedicada ao concurso das rainhas, casais de noivos e casais juninos. De acordo com a Funjope, o evento começará sempre às 20h30, com acesso livre para o público.

Espetáculo cultural

Edson Santos, presidente da Liga das Quadrilhas Juninas de João Pessoa, acredita que o festival irá surpreender as pessoas, tanto pela organização quanto pela beleza do espetáculo. “O público será o grande beneficiário dessa organização cultural. As quadrilhas se prepararam durante seis meses para participar do festival, que será um dos melhores da cultura popular”, ressalta. A premiação para a grande campeã será de R$ 10 mil.

Em meio a tantas quadrilhas juninas, uma delas chama atenção por ser a mais antiga do Brasil. Lageiro Seco é o seu nome, com 78 anos de história e muita dança. Almir Paulo, um dos organizadores do grupo, faz questão de destacar que a quadrilha é, também, uma das maiores, com 150 pessoas dançando. “Mas somos bem mais, porque temos a nossa diretoria, a banda, as pessoas responsáveis pelos figurinos e a produção, que ajuda tanto na hora do espetáculo como na confecção de adereços. Então, acredito que, ao todo, são mais de 300 pessoas envolvidas”, conclui.

Operação especial da Semob

Para garantir a fluidez no trânsito e a segurança dos pedestres na orla, durante o festival, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob) preparou um plano operacional de segurança viária e transporte público. Expedito Leite Filho, superintendente do órgão, explica que um dos objetivos é garantir a acessibilidade de quem vai utilizar o transporte público ou os veículos de aplicativo e táxi, no momento da festa.

Serão 30 agentes de mobilidade envolvidos na operação, posicionados em pontos estratégicos da praia. “Vamos ficar no entorno, no Largo de Tambaú, com o apoio de seis carros, 12 motos, seis bicicletas, dois drones e 30 câmeras de monitoramento. Também contaremos com o apoio da Secretaria de Segurança do Estado”, destaca. A operação integrada vai das 18h às 2h.

Sobre o transporte público, o porta-voz da Semob ressalta que serão disponibilizados ônibus extras após as apresentações das quadrilhas. “Vamos reforçar as linhas 507-Cabo Branco, 510-Tambaú e as circulares 1500 e 5100. Todas ficarão próximas ao festival, perto da Rua Maria Sales”, finaliza.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 08 de junho de 2024.