Notícias

festa das neves

Um evento que reúne tradições

publicado: 03/08/2023 14h53, última modificação: 03/08/2023 14h53
Maçã do amor, parques e atrações como Monga e tiro ao alvo ainda fazem sucesso nos 438 anos de João Pessoa
1 | 2
Os parques de diversão montados no Parque Solon de Lucena (Lagoa) garantem a alegria de crianças e adultos - Fotos: Ortilo Antonio
2 | 2
Atrações como A Monga captam a atenção do público todos os anos
FESTA-DAS-NEVES-F-ORTILO-ANTÔNIO-(13).jpg
FESTA-DAS-NEVES-F-ORTILO-ANTÔNIO-(1).jpg

por Anderson Lima* (Especial para A União)

A Festa das Neves segue em sua 438º edição e mesmo depois desse tempo todo, a maçã do amor, os parques de diversão e atrações como a Monga e o tiro ao alvo não deixam de ser tradição. O evento, que começou no último dia 27 de julho, segue até o próximo sábado, 5 de agosto, dia da padroeira, Nossa Senhora das Neves, e aniversário da fundação de João Pessoa.

Quem visita o Parque Solon de Lucena, onde está montada a estrutura do evento, se depara com barracas oferecendo várias opções gastronômicas, mas a comida mais tradicional e indispensável é a maçã do amor. Antônio Joaquim da Silva, de 63 anos, conhecido como “Seu Tucano”, que também é nome da barraca onde trabalha, começou a vender o doce no aniversário de 400 anos de João Pessoa, comemorado em 1985. “Sempre em festa de padroeira e em exposição eu vou vender a maçã do amor. A barraca Tucano é uma coisa que passou de geração em geração. Criei meus filhos vendendo maçã do amor e, hoje, eles seguem nesse ramo. Há várias barracas do Tucano por aqui, dos meus filhos. A procura está sendo grande”, comentou o comerciante.

Além de vender a maçã, Seu Tucano também comercializa uva do amor, morango do amor e batata frita, mas revela que o item mais pedido sempre é a maçã. “O forte de vendas é sempre a maçã, eu coloco uva e morango, mas sai pouco, o pessoal gosta mesmo é da maçã do amor”, relatou.

Além da gastronomia, outra coisa indispensável são os parques de diversão, tanto entre os adultos, quanto a criançada, e algumas atrações nunca saem de moda, a exemplo do tiro ao alvo. O pizzaiolo Yan Pereira da Silva, de 26 anos, residente do bairro de Várzea Nova, em Santa Rita, na Grande João Pessoa, conta que sempre frequentou a Festa das Neves. “Sempre gostei muito de vir para a festa, meu brinquedo favorito é o tiro ao alvo, gosto dele para ganhar os brindes”, afirmou, enquanto ajustava a espingarda de pressão na tentativa de acertar o alvo e ganhar uma guloseima de brinde.

Consagrada como uma das grandes atrações, a Monga é uma das diversões mais tradicionais do evento. A mulher que passa por uma metamorfose e se transforma em gorila, anualmente chama a atenção do público, que forma filas na frente do brinquedo. Mas para ter acesso a atração, precisa ir à noite e ter muita coragem, pois quando a bela moça em uma jaula transforma-se em gorila e o que se pode ouvir do lado de fora do brinquedo são os gritos. Muitos para enfrentar a atração, se juntam em grupos.

Estrutura e espaço amplo são elogiados

A professora polivalente, Michela Torres, de 47 anos, é natural de Recife-PE, mas há 20 anos morando em João Pessoa frequenta a Festa das Neves desde quando era pequena, tradição que está passando para o filho. “Pela primeira vez trouxe meu filho para mostrar essa festa tradicional”, reforçou. Já para Rafael Torres, de 10 anos de idade, demonstrou muito encanto pela festa, que lhe foi apresentada pela mãe. “Eu estou gostando muito da Festa das Neves, gostei mais por ser na Lagoa. Meu brinquedo favorito é o ‘happy mountain’”, disse a criança.

Sobre a estrutura, a professora elogiou a localização e a disposição da parte gastronômica e brinquedos, principalmente por causa da amplitude do espaço. “A estrutura no Parque Sólon de Lucena está bem melhor”, afirmou Michela Torres.

Saiba mais:

A programação cultural da Festa das Neves será retomada amanhã (3) com os shows do Padre Puan Ramos, às 19h, e do Padre Rui, às 20h30, no palco montado no Parque Sólon de Lucena. Na sexta-feira (4), será realizado o show com padre Nilson, às 20h. Em paralelo a programação da Lagoa, também na sexta, acontece na Catedral Brasília de Nossa Senhora das Neves a “Barca Santa Marina”, às 19h.

No sábado (5), encerrando as festividades, na Lagoa se apresentam Vinícius Mendes, às 19h, e Peninha, às 20h30.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 02 de agosto de 2023.