Espaço vai reunir elementos que contam a história da agremiação pré-carnavalesca, que completará 36 anos em 2022

Um memorial para o Muriçocas do Miramar

publicado: 22/11/2021 08h50, última modificação: 22/11/2021 08h50
matéria-21-11-2021-memorial-muriçocas-Foto-3 Facebook.jpg

Considerado o maior bloco de arrasto no período pré-carnavalesco realizado na cidade de João Pessoa, o Muriçocas do Miramar alcançou o status de patrimônio cultural e imaterial dos paraibanos no ano de 2012

tags: muriçocas do miramar , carnaval 2022 , paraíba , joão pessoa

por Laura Luna*

O maior bloco pré-carnavalesco da Paraíba, o Muriçocas do Miramar, em João Pessoa, poderá ganhar um memorial. O espaço vai reunir elementos que contam a história da agremiação pré-carnavalesca que, em 2012, alcançou o status de patrimônio cultural e imaterial dos paraibanos. O Memorial das Muriçocas deverá atrair pessoenses e turistas amantes da folia, sendo um ponto de fomentação da cultura carnavalesca na capital da Paraíba.

A ideia, assinada pelo cantor e compositor Mestre Fuba – carnavalesco, um dos fundadores e autor do hino oficial do bloco – poderá sair do papel no primeiro semestre de 2022, logo após o Carnaval, como prevê o próprio idealizador do Memorial.

“Março ou abril devo iniciar os trabalhos. No momento estou separando material para fazer um livro”, destaca Fuba. A proposta é apresentar o bloco durante todo o ano, não apenas durante as prévias carnavalescas. O projeto do Memorial das Muriçocas é um dos 29 que atualmente passam por análise no Fundo de Direitos Difusos da Paraíba (FDD-PB), do Ministério Público da Paraíba (MPPB).

De natureza contábil, o Fundo do MPPB é voltado à implementação de projetos sociais e políticas públicas em benefício da sociedade paraibana. Para o atual edital, que deve ter o resultado divulgado ainda este ano, está sendo destinado R$ 1 milhão, podendo cada projeto aprovado receber até R$ 200 mil.

A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, falou sobre “o quanto é interessante” é a criação do espaço, que será responsável por divulgar o Muriçocas do Miramar, “bloco fundamental para o resgate da autoestima do povo” de João Pessoa. “Qualquer coisa que se faça para resgatar, valorizar, para deixar esse bloco forte e intenso, eu acho fundamental, muito importante”, destaca Ruth Avelino.

Mesmo ainda sem muitos detalhes, a ideia já tem agradado a quem conhece e costuma brincar no bloco que ganha as ruas do Bairro de Miramar na chamada “Quarta-Feira de Fogo”, que antecede o início oficial do Carnaval de cada ano.

A foliã Graça Rolim, por exemplo, sempre acompanhou os trios e as atrações ao longo dos atuais 35 anos de história do bloco Muriçocas do Miramar. Ex-moradora do Miramar, ela lembra como o bloco foi responsável por fortalecer a folia na capital paraibana, fazendo João Pessoa se destacar no cenário nacional. “Merece demais esse espaço, esse reconhecimento. O Muriçocas do Miramar é a verdadeira representação da nossa alegria, da nossa cultura, responsável por nos colocar no roteiro da folia”.

Cidade vazia, uma carroça de burro e 30 foliões

Cerca de trinta pessoas conduzidas por uma carroça de burro, onde um pequeno som tocava frevo. Esse inusitado desfile, ocorrido na semana do Carnaval de 1986, é considerado o primeiro do bloco Muriçocas do Miramar. A ideia surgiu quando os convidados de um aniversário infantil decidiram continuar a festa pelas ruas do bairro. O nome foi uma homenagem dada pelos fundadores, que nos primeiros anos saíram durante o período de Carnaval, quando a cidade estava vazia, “entregue às muriçocas”, insetos famosos no bairro.

A saída do bloco é na Praça Tito Silva, a principal do Bairro de Miramar. O dia é a “Quarta-Feira de Fogo”, justamente a que antecede a Quarta-Feira de Cinzas da Igreja Católica, que marca o fim de cada Carnaval. Mas é ainda na noite da terça-feira que ocorre o ‘Acorde Miramar’, que costuma reunir músicos, artistas e moradores do bairro que, vestidos de pijama, passeiam pelas ruas, anunciando que, no dia seguinte, acontecerá a tão esperada saída do Muriçocas.

Clubes de orquestra, maracatus, ala ursas, trios elétricos, bonecos gigantes, estandartes. O bloco é conhecido por reverenciar a cultura local, com a predominante apresentação de grupos e artistas da região. Outra grande característica do Muriçocas do Miramar é o uso das fantasias, produzidas no capricho pelos milhares de foliões que costumam ser arrastados ao longo da Avenida Epitácio Pessoa, que se transforma no corredor da folia.

Sem festa e sem bloco

Em 2021, chegou a “Quarta-Feira de Fogo” e o bloco Muriçocas do Miramar não foi para a avenida pela primeira vez em seus 35 anos de história. Tanto o Carnaval quanto o pré-Carnaval deste ano foram diferentes. Aliás, não ocorreram. Não houve festa, nem feriado, apenas a esperança de que em 2022 fosse possível fazer a folia novamente.

A pandemia do novo coronavírus, que provoca a covid-19, tirou o folião das ruas e avenidas da capital paraibana. E só ficaram as saudades do considerado maior bloco das prévias carnavalescas do Estado da Paraíba. O período foi marcado apenas por uma exposição com todos os estandartes e camisetas do bloco na Praça de Eventos do Shopping Sul, no Bairro dos Bancários, em João Pessoa. Mesmo sem ir para a avenida, o estandarte 2021 do Muriçocas do Miramar foi criado por Dann Costa para comemorar o que seriam os 35 anos de festa. E o presidente do bloco, Mestre Fuba, chegou a fazer a composição da música da edição 2021 e um EP foi lançado.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 21 de novembro de 2021