Universidades inscrevem para o Sisu a partir de segunda-feira

publicado: 18/01/2024 12h37, última modificação: 18/01/2024 12h38
Vagas ofertadas pela UFPB, UFCG, UEPB e IFPB somam 21.715 oportunidades. Edital da estadual sairá até amanhã
RETORNO-AS-AULAS-DA-UFPB-F-ORTILO-ANTONIO.jpg

Universidade Federal da Paraíba é a instituição que disponibiliza maior número de vagas, com 7.750 distribuídas para os dois períodos - Foto: Ortilo Antônio

As universidades paraibanas começam a inscrever, segunda-feira, os candidatos para as vagas no Sistema de Seleção Unificado (SiSU) 2024. Ao todo são 21.715 vagas para a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Universidade Federal da Campina Grande (UFCG), Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Todas as universidades, com exceção da UEPB, já divulgaram o edital com detalhes sobre a inscrição nos sites institucionais. A UEPB informou que, até amanhã, estará divulgado todas as informações sobre o assunto. Confira abaixo, o que dizem as instituições.

UFPB

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou, no último dia 9, o edital de cadastramento obrigatório dos estudantes a serem aprovados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificado (SiSU) 2024. O documento descreve todos os passos que os candidatos têm de seguir. A seleção e a classificação dos candidatos às vagas da chamada regular são realizadas pelo SiSU/MEC.

Candidatos devem ficar atentos aos prazos de inscrição, documentos necessários e outros detalhes sobre o Sisu

Para concorrer a estas oportunidades, os estudantes devem se inscrever pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior no período de 22 a 25 de janeiro de 2024. O cadastramento é uma etapa posterior, devendo ser realizada pelos candidatos classificados nas 7.750 vagas ofertadas para ingresso nos períodos letivos 2024.1 e 2024.2 da UFPB.

O procedimento será o mesmo para todos os cursos e deverá ser feito exclusivamente pela internet, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), no período de 1 a 5 de fevereiro de 2024. Os estudantes precisam ficar atentos aos horários, uma vez que, no dia 1º, este prazo terá início às 8h e, no dia 5, será finalizado às 16h.

Para entrar no SIGAA e realizar o cadastramento, é necessário inserir um código de acesso, encaminhado ao endereço de e-mail registrado pelo estudante no ato da inscrição para participação no SiSU/2024. O envio dos documentos comprobatórios deverá ser feito em arquivo único para cada campo de documentação, somente em formato PDF, obedecendo aos requisitos exigidos pela modalidade de vaga (ampla concorrência ou cotista) para a qual o candidato foi selecionado. Todas as informações estão no site da UFPB.

UFCG

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) vai oferecer 4.645 vagas em seus cursos de graduação na edição 2024 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação (MEC), cujas inscrições terão início na próxima segunda-feira, dia 22, na página do sistema.

Do total de vagas ofertadas pela UFCG, 2.271 são de ampla concorrência e 2.374 são reservadas pela Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012), distribuídas entre 92 cursos nos sete campi da instituição (Campina Grande, Cuité, Sumé, Patos, Sousa, Cajazeiras e Pombal).

Apenas os cursos de Letras-Libras, Licenciatura Intercultural Indígena, Música (licenciatura e bacharelado), no campus Campina Grande, e Educação no Campo, no campus Sumé, não participam do SiSU, por realizarem vestibulares próprios. Mais informações no site da universidade.

IFPB traz novidades nos cursos ofertados

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) ofertará 3.290 vagas em cursos de graduação através da edição 2024.1 do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, que pela primeira vez unificará a seleção realizando uma única chamada anual. Além da capital, o IFPB oferece vagas em Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Esperança, Guarabira, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel e Sousa. As inscrições no Sisu acontecem de 22 a 25 de janeiro, exclusivamente por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Para se inscrever, o estudante precisa ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. Nesta edição, o IFPB chega com novidades. A primeira é o novo curso de Tecnologia em Gestão Ambiental em Picuí e a outra é a atualização da Licenciatura em Educação Física do Campus Sousa com a inclusão da habilitação em bacharelado.

Outro ponto a ser destacado é em relação à Lei de Cotas, que teve redução da renda per capita para um salário-mínimo, inclusão das comunidades quilombolas e cotistas concorrem a reserva de vagas somente se não alcançarem as notas da ampla concorrência. As informações completas estão no site do IFPB.

UEPB

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está oferecendo 6.030 vagas para o Sisu. “No geral, a UEPB oferece 40 vagas por curso e por turno para o Sisu, exceto aqueles cursos integrais, como o de Odontologia, que normalmente são os da área da Saúde. Para esses, as vagas são disponibilizadas a cada semestre. Isso é para todos os oito campi da universidade, em toda à Paraíba”, declarou a pró-reitora de Educação, Wagda Rocha.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 18 de janeiro de 2024.