Notícias

Ministro da Saúde informou que autorização será dada nos próximos dias

Vacina contra a covid-19: pessoas acima de 50 anos também terão 2º reforço

publicado: 03/06/2022 09h01, última modificação: 03/06/2022 09h01
20210409-Vacinação_Covid_19_57_comorbidades_Marcus_Antonius (98).JPG

Foto: Marcus Antonius

por Ana Flávia Nóbrega*

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que a pasta aprovará, nos próximos dias, a aplicação da segunda dose de reforço para a população acima dos 50 anos que seja considerada apta para o recebimento das doses. Não há, no entanto, previsão de quando a autorização será oficializada, bem como a confirmação do intervalo entre as aplicações.

“A segunda dose de reforço já está autorizada para pessoas acima de 60 anos pelo Ministério da Saúde, e vamos ampliar para acima de 50 anos”. O paraibano confirmou a iniciativa do ministério após a participação no lançamento do programa Telessaúde Brasil, que visa a implementação de teleconsulta no Sistema Único de Saúde (SUS).

Na Paraíba, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), que segue o Plano Nacional de Imunização, aguarda o informe oficial, através de nota técnica, para o início da vacinação da faixa etária. Para o secretário executivo da pasta, Jhony Bezerra, a ampliação do reforço para o público acima de 50 anos é de extrema importância, diante do cenário de festejos juninos com aglomeração de pessoas nos grandes eventos, principalmente.

“A dose de reforço se faz necessária neste momento em que se aproxima das festividades juninas, onde evidentemente haverá uma grande aglomeração de pessoas. O público acima de 50 anos tende a ser mais exposto, porque a imunidade cai com o passar do tempo, principalmente naqueles com idade mais avançada, o que chamamos de imunossenescência. Então faz-se necessário reforçar, também, a imunização nessa faixa etária”, afirmou o secretário.

Além disso, o secretário reforçou a importância da ampliação da vacinação também para profissionais de saúde. “E, também, dos profissionais de saúde que voltarão a estar mais expostos ao vírus, uma vez que nesses grandes eventos acontece um incremento do número de casos”, completou Jhony Bezerra.

Desde maio, a segunda dose de reforço, popularmente chamada de quarta dose, sua aplicação está autorizada para pessoas acima de 60 anos, que anteriormente já contemplava imunossuprimidos com 12 anos ou mais e idosos acima de 70 anos.

Até o momento, 62.689 pessoas receberam doses de reforço na Paraíba, representando 11,18% da população apta para o recebimento.

Mesmo sem a autorização geral, algumas cidades brasileiras já iniciaram a vacinação da faixa etária acima de 50 anos, como Maceió, em Alagoas, com atendimento iniciado na última segunda-feira. Piauí e Paraná devem iniciar a vacinação nos próximos dias, além do Distrito Federal.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 3 de junho de 2022