Notícias

incêndio controlado

Vale dos Dinossauros suspende atividades

publicado: 17/10/2025 08h33, última modificação: 20/10/2025 09h40
Bombeiros seguem monitorando a área, após erradicarem as chamas
Vale dos Dinossauros quinta-feira - Assessoria Corpo de Bombeiros (6).jpeg

por Camila Monteiro*

O Monumento Natural Vale dos Dinossauros, Unidade de Conservação (UC) ambiental, localizada na cidade de Sousa, no Sertão da Paraíba, tem suas atividades suspensas desde a última quarta--feira (15), após um incêndio atingir a vegetação da Caatinga situada nas proximidades do espaço.

O fogo foi controlado por equipes do Corpo de Bombeiros, que atribuíram sua disseminação aos fortes ventos na região. Na manhã de ontem, os agentes monitoraram o local para atestar que as chamas haviam sido erradicadas. “Inclusive, a região está interditada, para que ocorresse com êxito a avaliação da área”, informou o tenente do Corpo de Bombeiros Rafael Freire. “Foi constatado que os focos de incêndio estavam próximos às passarelas e às pegadas dos dinossauros. Então, foi dada uma atenção especial a esses pontos, no início, e, depois, quando tudo estava sob controle, a ação foi continuada nas demais áreas do Vale”, detalhou o tenente. Segundo a Força de Segurança, o atual período de altas temperaturas e baixa umidade aumenta significativamente o risco de ocorrências desse tipo.

O trabalho dos bombeiros, que se estendeu do início da tarde até a noite, garantiu que não houvesse danos significativos na estrutura física da unidade, e nem o museu nem as pegadas pré-históricas foram afetados. Contudo, de acordo com a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), a UC permanecerá fechada por tempo indeterminado, visando à segurança dos servidores e dos visitantes. Conforme a diretora administrativa do órgão ambiental, Elisete Andreoli, há muita fuligem no local. Além disso, o fogo chamuscou uma das passarelas do espaço, duas tendas que serviam para abrigar os turistas, enquanto aguardavam o passeio, e uma estátua de dinossauro. Os prejuízos totais ainda estão sendo levantados, assim como têm sido tomadas as medidas necessárias para que as visitações sejam retomadas o quanto antes. Elisete adiantou que, na próxima segunda-feira (20), uma perícia deverá determinar a causa do incêndio.

O Vale dos Dinossauros é um sítio paleontológico de destaque mundial, pois contém diversas marcas fossilizadas de dinossauros que habitavam a região da Bacia do Rio do Peixe no período pré-histórico. Além das pegadas, há um museu no local, reunindo informações sobre as espécies que viviam na região.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 17 de Outubro de 2025.