Serão fabricadas 25 vigas para serem utilizadas na construção, que terá 90 metros de extensão e duas rotatórias

Viaduto das três ruas, Estrutura está na fase de montagem

publicado: 20/08/2022 00h00, última modificação: 22/08/2022 10h01
Obra Viaduto Bancários UFPB_F. Evandro (12).JPG

Vigas estão sendo construídas numa área próxima ao local do viaduto, que terá pista dupla de tráfego, calçadas e ciclofaixa - Foto: Foto: Evandro Pereira

por Mayra Santos*

Com a finalidade de melhorar a mobilidade urbana na cidade de João Pessoa, a construção do viaduto entre as Três Ruas, no bairro dos Bancários, e o campus da UFPB está em fase de preparação com a montagem das vigas, sendo realizada numa área próxima a um campo de futebol, perto da Praça da Paz, nos Bancários. As obras foram anunciadas em abril deste ano e nesta fase de preparação devem ter a durabilidade de quatro meses. Com um investimento de R$ 11,2 milhões, a construção do viaduto a tem a conclusão prevista para maio do próximo ano.
De acordo com o diretor de Planejamento de Transporte, do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), José Arnaldo Souza, serão fabricadas 25 vigas, o que deve demorar em torno de quatro meses para a finalização de todas. “No momento, o viaduto já tem boa parte dele feito que é pré-moldado, então a empresa montou um canteiro de obras nas proximidades e está fabricando agora as vigas e as lajes”, relatou.

Ele contou que terminada essa etapa, será iniciada as fundações para levantar os pilares e depois ir colocando essas vigas que são pré-moldadas em cima. O diretor de Planejamento de Transporte informou ainda que “em seguida, virá o acabamento como a iluminação e, por último, as rotatórias que ficarão nas extremidades da ponte”.

Além disso, o diretor de Planejamento de Transporte explicou que a obra em si é uma ponte que vai ligar as Três Ruas dos Bancários com a Rua Tabelião Stanislau, que passa no contorno do campus da UFPB. “É uma ponte de 90 metros com duas rotatórias em cada extremidade da ponte, interligando uma com as Três Ruas e a outra com a Stanislau Eloy, é a rua de contorno da UFPB que dá acesso ao Hospital Universitário Lauro Wanderley”.

Obra integrada com o Parque das Três Ruas

O viaduto conta com pista dupla para o tráfego de veículos, nos dois sentidos, calçadas para os pedestres e contará ainda com uma ciclofaixa, visando melhorar ainda mais a mobilidade urbana, segundo o diretor José Arnaldo Souza. Além disso, acrescentou que a obra integra um projeto da prefeitura de João Pessoa, o Parque das Três Ruas, nos Bancários.

Viaduto UFPB Três Ruas Imagem Secom PB.png

Ele ressaltou ainda a importância da obra para o deslocamento das pessoas na capital e como isso vai repercutir no dia a da dos moradores nas proximidades, principalmente para os condutores de veículos. “Esse projeto da ligação Bancários à UFPB é uma obra de mobilidade urbana para melhoria das condições de tráfego da região dos Bancários, universidade, a Zona Sul da cidade que sofre com engarrafamentos. A obra vai resolver grande parte dos problemas como o deslocamento de casa ao trabalho ou ao lazer, porque é uma alternativa de tráfego que somado a outras obras de mobilidade urbana que vêm sendo feitas, particularmente, nos Bancários e no Altiplano, a circulação de transportes vai fluir melhor”, enfatizou.

Obra Viaduto Bancários UFPB_F. Evandro (12).JPG

O secretário de Planejamento da Prefeitura de João Pessoa, José William, destacou que “a Zona Sul é onde acontece, há vários anos, a maior expansão da cidade. E a construção, do Parque das Três Ruas, contribuirá muito para a melhoria da mobilidade urbana e humana nessa importante região.

São intervenções no sistema viário e urbanístico local que terão influência direta não apenas na área dos Bancários, mas também de vários outros bairros que se interligam, como Altiplano, Portal do Sol, comunidade do Timbó, Mangabeira, José Américo, etc”.

Mais obras
Ligação da Avenida Stanislau Eloy ao Altiplano com a João Cirilo, é a avenida principal do Altiplano que fica a mais ou menos, 1,5km dessa outra obra que está em construção. “Quem está no Hospital Universitário ou quem mora no Altiplano vai poder pegar essa via agora. Quem mora nos Bancários, não vai mais precisar acessar a Sérgio Guerra, pelo viaduto, é possível ir direto para universidade”, afirmou o diretor de Planejamento do Estado.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 20 de agosto de 2022.